AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E O ESTATUTO DO PROFESSOR NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76158

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Alienação, TDIC’s

Resumo

 

O texto tem o intuito de analisar a contradição entre o esvaziamento do conteúdo do trabalho das professoras e professores, concomitante à intensificação tarefas na escola, sob a mediação das ferramentas tecnológicas, tendo como tese que isso pode contribuir para a reificação do professor no processo pedagógico, destituindo-lhe da autonomia e do protagonismo do ensino, no contexto da supervalorização das TDICs como uma inovação pedagógica. O objetivo foi apontar elementos que colaboraram o esvaziamento do trabalho docente a partir das indagações: a introdução das ferramentas tecnológicas induzira a simplificação das tarefas docentes e, em caso positivo, isso destituiria o professor do protagonismo do ensino? Trata-se de pesquisa bibliográfica, sob o referencial do materialismo histórico e dialético. Verificou-se que as tecnologias incorporadas à educação, sob o discurso da democratização do acesso ao conhecimento como direito universal, amparado na ideologia da globalização, propiciou maior controle sobre os sistemas escolares e o trabalho docente. No âmbito internacional e nacional tem se imposto aos professores o papel de agentes reprodutores de conteúdos mínimos, prescritos por currículos moldados para responderem à necessidade do capital mundial, em que esses profissionais são destituídos da centralidade do ato educativo, reduzidos a coadjuvantes na aprendizagem dos alunos.

  

Biografia do Autor

Aurea de Carvalho Costa, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - CAMPUS RIO CLARO DEPTO EDUCAÇÃO

 Professora no Depto de Educação da UNESP/RIO CLARODocente do Programa de Pós-graduação em EducaçãoArea Políticas educacionais brasileiras    

Erika Marin da Silva Guimarães, PPGE UNESP campus Rio Claro - Depto Educação

Professora na Prefeitura Municipal de Santa Gertrudes
Mestranda em Educação PPGE UNESP campus Rio Claro - Depto Educação

  

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Publicado

29-07-2024

Como Citar

COSTA, Aurea de Carvalho; GUIMARÃES, Erika Marin da Silva. AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E O ESTATUTO DO PROFESSOR NA ESCOLA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 264–279, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76158. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76158. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS