DIDÁTICA, PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PROJETOS EM DISPUTA OU ESPERANDO GODOT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76709

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia, Formação de professores, Supervisão Escolar, Orientação Educacional

Resumo

Este estudo visa apresentar uma análise dos projetos tanto da Resolução CNE/CP 02/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, quanto da Resolução CNE 02/2019, que define a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, estabelecendo uma relação entre a formação docente e a formação dos profissionais especialistas previstos no a LDB 9.394/96, mormente a supervisão escolar e a orientação educacional.  Portanto, entender o processo de formação dos/as profissionais da educação da supervisão escolar e orientação educacional na relação profissional com o exercício da docência pelos/as professores/as das licenciaturas é um desafio que nos propomos para compreender o papel da pedagogia no espaço escolar, como conhecimento que se apresenta a partir da articulação político pedagógica que se constitui nos projetos de escola (PPP). A pedagogia como campo científico que confere significados, valoriza e baliza o sentido educativo das outras ciências e a Didática que possibilita autoria didático-pedagógica no sentido de romper com a lógica da educação como prestação de serviço.

Biografia do Autor

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino - área e Didática, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos; JORGE DA SILVA, Rosimeri; RODRIGUES PEREIRA, Lara. DIDÁTICA, PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PROJETOS EM DISPUTA OU ESPERANDO GODOT. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 92–105, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76709. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76709. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS