DIDÁTICA, PEDAGOGIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: PROJETOS EM DISPUTA OU ESPERANDO GODOT
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76709Palavras-chave:
Didática, Pedagogia, Formação de professores, Supervisão Escolar, Orientação EducacionalResumo
Este estudo visa apresentar uma análise dos projetos tanto da Resolução CNE/CP 02/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, quanto da Resolução CNE 02/2019, que define a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, estabelecendo uma relação entre a formação docente e a formação dos profissionais especialistas previstos no a LDB 9.394/96, mormente a supervisão escolar e a orientação educacional. Portanto, entender o processo de formação dos/as profissionais da educação da supervisão escolar e orientação educacional na relação profissional com o exercício da docência pelos/as professores/as das licenciaturas é um desafio que nos propomos para compreender o papel da pedagogia no espaço escolar, como conhecimento que se apresenta a partir da articulação político pedagógica que se constitui nos projetos de escola (PPP). A pedagogia como campo científico que confere significados, valoriza e baliza o sentido educativo das outras ciências e a Didática que possibilita autoria didático-pedagógica no sentido de romper com a lógica da educação como prestação de serviço.Referências
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