RACIONALIDADE NEOLIBERAL OPERANDO NA POLÍTICA PARA O ENSINO MÉDIO: MOVIMENTO DA DIDÁTICA INSTRUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76631

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Políticas Curriculares, Ensino Médio, Didática.

Resumo

Este texto tem como objetivo abordar como a racionalidade neoliberal vem operando nas políticas curriculares para o Ensino Médio, movimentando-se numa perspectiva instrumental de Didática. Para esse exercício, tomamos a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015) como movimentos teórico-metodológico, que questiona todo e qualquer essencialismo como tentativas de fechamentos de significações nas disputas por legitimações de políticas curriculares e sentidos de Didática. Mobilizamos, também, referenciais do pós-marxismo, mais notadamente contribuições de Dardot e Laval (2016) e Brown (2019), para explicitar como a racionalidade neoliberal vem operando nessas políticas. Assim, percebemos que as políticas curriculares, protagonizadas pelo Estado brasileiro, estão em movimentos diretivos a um aprofundamento de uma nova síntese da racionalidade neoliberal na educação e no sentido de Didática. Esses movimentos inscrevem-se nas disputas pela formação de jovens, por meio do desenvolvimento de subjetividade neoliberal, pois trata-se de uma tecnologia política, significada em ações formativas a partir de introdução de uma política curricular (base nacional) antidemocrática, traduzida ainda em desenvolvimento de competências e habilidades numa perspectiva instrumental (CANDAU, 2020a) e pragmática. Essa intencionalidade discursiva se aprofunda por meio de componentes curriculares como Projeto de Vida e Empreendedorismo, responsabilizando os jovens por suas trajetórias de vida diante de um contexto que os limita a escolhas de processos formativos.

Biografia do Autor

Almir Antonio Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Mestre em Educação Contemporânea pela mesma instituição. É especialista em Educação e Linguagem pela Universidade de Pernambuco (UPE). Possui ainda graduações em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É ainda Coordenador Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco e professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Jaboatão dos Guararapes- Pernambuco. Também é membro do projeto de pesquisa Configurações de Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação básica, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco ? UFPE, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. Tem interesse em pesquisar Políticas e Práticas Curriculares, atuando nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação e Formação de Professores.

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto, é bolsista produtividade em pesquisa 2 e atua como Professora Associada IV do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como coordenadora dos estágios supervisionados na graduação em Pedagogia e como vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual é docente permanente e coordenou a comissão de APCN/Doutorado em Educação aprovado pela CAPES/CTC-ES. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Orientou duas pesquisa a nível de pós-doutorado (sendo uma delas CAPES/PNPD), 16 pesquisas a nível de mestrado e 6 a nível de doutorado. Atualmente orienta 5 pesquisas a nível de doutorado, 2 a nível de mestrado e 4 a nível de Iniciação Científica financiadas pela FACEPE/PROPESQ. Coordena o projeto de pesquisa Configurações de políticas e práticas curriculares e avaliativas: entrecruzando diferentes contextos nos cotidianos de professores da educação, financiado pela Chamada Universal MCTIC/CNPq n.º 28/2018. É membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e integra a Comissão Avaliadora das propostas PIBIC, na área de Ciências Humanas, do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da PROPESQ-UFPE/FACEPE. Participou da organização de dossiês para periódicos especializados com qualificação A, sendo um deles vinculado ao projeto Escola de Altos Estudos. Coordena o grupo de pesquisa (GP) Políticas e Práticas Curriculares e Avaliativas, vinculado GP Discursos e Práticas Educacionais, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Além disso, atuou em 2019 na vice coordenação do programa Escola de Altos Estudos da CAPES / Edital nº 14/2018, projeto realizado em parceria internacional com as professoras Dr.ª Carlinda Leite e Dr.ª Anne-Marie Chartier. Desenvolve atualmente atividades de intercâmbio como pesquisadora-colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carlinda Leite. Na Universidade do Porto, integra a rede CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Novas Tecnologias, onde coordena e desenvolve projetos de pesquisa sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil (vinculado ao projeto Universal CNPQ). Faz parte do comitê científico da Revista Lumen (FAFIRE). Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação (2000) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste / Núcleo de Formação de Docentes e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea- PPGEDUc - Campus Agreste.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

BEZERRA, Almir Antonio; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; LINS, Carla Patrícia Acioli. RACIONALIDADE NEOLIBERAL OPERANDO NA POLÍTICA PARA O ENSINO MÉDIO: MOVIMENTO DA DIDÁTICA INSTRUMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 52–72, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76631. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76631. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS