ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76647Palavras-chave:
Atividade principal, jogo de papeis, atividade de estudo, comunicação pessoal, atividade profissional de estudo.Resumo
O presente trabalho objetiva refletir sobre implicações da criatividade na atividade principal de cada estágio do desenvolvimento humano. Para isso, metodologicamente foram realizadas leituras na íntegra de textos de pesquisadores/as que se inserem na temática do ensino desenvolvimental envolvidos em sua proposição, como os russos Davidov (1999) e Leontiev (2004) e o ucraniano Repkin (2014), além de pesquisadores/as da atualidade, como as brasileiras Facci (2004) e Miller (2019). A partir disso, sucederam reflexões iniciais acerca da compreensão de atividade, de atividade principal e da atividade principal correspondente a cada estágio. Por fim, refletimos acerca da presença da criatividade nas atividades principais. Apesar de a intenção ser despertar reflexões e não a comprovação percebe-se que a criatividade está presente nas atividades principais, sendo a presença, em um determinado estágio, de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento do ser humano no estágio subsequente.Referências
DAVIDOV, Vasili Vasilovich. O que é a atividade de estudo. Tradução de Ermelinda Prestes. Revista Escola Inicial, Cascavel, n. 7, p. 1-6, 1999.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 303-334.
MILLER, Stela. Atividade de estudo: especificidades e possibilidades educativas. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia-MG: EDUFU, 2019. p. 71-94.
REPKIN, Vladimir Vladimirovitch. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan.-jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rejane Gomes Tavares, Sandra Valéria Limonta, Marilza Vanessa Rosa Suanno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional