ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76647

Palavras-chave:

Atividade principal, jogo de papeis, atividade de estudo, comunicação pessoal, atividade profissional de estudo.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre implicações da criatividade na atividade principal de cada estágio do desenvolvimento humano. Para isso, metodologicamente foram realizadas leituras na íntegra de textos de pesquisadores/as que se inserem na temática do ensino desenvolvimental envolvidos em sua proposição, como os russos Davidov (1999) e Leontiev (2004) e o ucraniano Repkin (2014), além de pesquisadores/as da atualidade, como as brasileiras Facci (2004) e Miller (2019). A partir disso, sucederam reflexões iniciais acerca da compreensão de atividade, de atividade principal e da atividade principal correspondente a cada estágio. Por fim, refletimos acerca da presença da criatividade nas atividades principais. Apesar de a intenção ser despertar reflexões e não a comprovação percebe-se que a criatividade está presente nas atividades principais, sendo a presença, em um determinado estágio, de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento do ser humano no estágio subsequente.

Biografia do Autor

Rejane Gomes Tavares, Universidade Federal de Goiás

Mesta em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2022). Pós-graduada em Alfabetização, Letramento e Ludicidade pelo Instituto Wallon (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2012).

Sandra Valéria Limonta, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília-SP. Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Correio eletrônico: sandralimonta@ufg.br

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona - UB (2011/2012). Líder do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras - UFT; c) Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (UB/Espanha) e d) Pesquisas e Práticas de Aprendizagem Integradora e Inovadora - PAII/UFAL. Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação - FE/UFG. Membro da Asociación de EscuelasCreativas- ADEC (Barcelona/ES). E-mail: marilzasuanno@uol.com.br.

Referências

DAVIDOV, Vasili Vasilovich. O que é a atividade de estudo. Tradução de Ermelinda Prestes. Revista Escola Inicial, Cascavel, n. 7, p. 1-6, 1999.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.

LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 303-334.

MILLER, Stela. Atividade de estudo: especificidades e possibilidades educativas. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia-MG: EDUFU, 2019. p. 71-94.

REPKIN, Vladimir Vladimirovitch. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan.-jun. 2014.

Downloads

Publicado

27-07-2024

Como Citar

TAVARES, Rejane Gomes; LIMONTA, Sandra Valéria; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 280–294, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76647. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76647. Acesso em: 9 set. 2024.