ATIVIDADE PRINCIPAL E IMPLICAÇÕES RELATIVAS À CRIATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76647Palabras clave:
Atividade principal, jogo de papeis, atividade de estudo, comunicação pessoal, atividade profissional de estudo.Resumen
O presente trabalho objetiva refletir sobre implicações da criatividade na atividade principal de cada estágio do desenvolvimento humano. Para isso, metodologicamente foram realizadas leituras na íntegra de textos de pesquisadores/as que se inserem na temática do ensino desenvolvimental envolvidos em sua proposição, como os russos Davidov (1999) e Leontiev (2004) e o ucraniano Repkin (2014), além de pesquisadores/as da atualidade, como as brasileiras Facci (2004) e Miller (2019). A partir disso, sucederam reflexões iniciais acerca da compreensão de atividade, de atividade principal e da atividade principal correspondente a cada estágio. Por fim, refletimos acerca da presença da criatividade nas atividades principais. Apesar de a intenção ser despertar reflexões e não a comprovação percebe-se que a criatividade está presente nas atividades principais, sendo a presença, em um determinado estágio, de fundamental importância para a continuidade do desenvolvimento do ser humano no estágio subsequente.Citas
DAVIDOV, Vasili Vasilovich. O que é a atividade de estudo. Tradução de Ermelinda Prestes. Revista Escola Inicial, Cascavel, n. 7, p. 1-6, 1999.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.
LEONTIEV, Aleksei Nikolaevitch. O desenvolvimento do psiquismo na criança. In: O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004. p. 303-334.
MILLER, Stela. Atividade de estudo: especificidades e possibilidades educativas. In: PUENTES, Roberto Valdés; MELLO, Suely Amaral (Orgs.). Teoria da atividade de estudo: contribuições de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Livro II. Uberlândia-MG: EDUFU, 2019. p. 71-94.
REPKIN, Vladimir Vladimirovitch. Ensino desenvolvente e atividade de estudo. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 85-99, jan.-jun. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rejane Gomes Tavares, Sandra Valéria Limonta, Marilza Vanessa Rosa Suanno

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional