AFETIVIDADE E PROJETO DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76630

Palavras-chave:

afetividade, projeto de vida, adolescentes, ensino médio, BNCC

Resumo

Esse artigo pretende discutir como a afetividade pode contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens do componente curricular Projeto de Vida, inserido na maioria dos currículos brasileiros a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira parte do artigo apresentamos uma discussão de estágio de desenvolvimento, afetividade e aprendizagens a partir da teoria walloniana. Depois teceremos uma breve discussão acerca do componente Projeto de vida dentro dos documentos do novo ensino médio. Na terceira parte do trabalho apresentamos um pouco da nossa experiência como professora e utilizamos a produção de autobiografias desenvolvida em sala de aula para pensar a afetividade. A partir das discussões propostas concluímos que a afetividade é essencial para desenvolver uma prática pedagógica com Projeto de vida que contribua para a formação da pessoa integral. Saindo da lógica neoliberal da BNCC, o componente pode ser utilizado para compreensão da identidade e do meio social dos jovens e indicar possibilidades de transformação da sua realidade.

Biografia do Autor

Patricia Bispo da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo /UFES. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana.  Atualmente vinculada a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, lecionando no Colégio Estadual Homero Pires, Prado, Bahia

Maria Alayde Alcântara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), especialização em História Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal do Espírito Santo, lotada no Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, DECH/CEUNES, atuando como docente no curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/CEUNES/UFES). Realiza pesquisas na área de Ensino de História, História do Espírito Santo e História Cultural.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

SILVA, Patricia Bispo da; SALIM, Maria Alayde Alcântara. AFETIVIDADE E PROJETO DE VIDA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS JOVENS NO ENSINO MÉDIO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 170–185, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76630. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76630. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS