CURRÍCULO E TRANSMISSÃO CULTURAL: PONTOS DE REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.75102

Palavras-chave:

currículo, formação docente, materialização do currículo, transmissão cultural.

Resumo

Este ensaio articula questões que envolvem o currículo e o conceito de transmissão cultural como aspectos prioritários para a formação de professores e para a qualidade social da escola. Destacam-se as relações entre questões sociais, finalidades educativas e a formação de professores, resgatando na história da educação brasileira do período do Império, até a sociedade contemporânea, esta marcada por uma lógica neoliberal, carente de uma educação integral e humanizada. Propõe-se que, o currículo deva estar sempre na pauta das discussões dos professores, pois é por meio de sua materialização que as finalidades da escola se concretizam. Busca-se apoio teórico em Libâneo, Young e Dussel para construir a relação entre finalidade educativa escolar, conhecimento e transmissão cultural. Assim, analisa-se a relação entre as finalidades educativas e suas implicações no currículo e na formação docente. A ênfase atribuída à base de conhecimentos necessárias na formação docente e no desenvolvimento profissional docente considerou as argumentações de Shulman.

  

Biografia do Autor

Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; Pedagoga (1988) - PUC de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura(PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao PPGEAHC da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP. Associada à ANPED. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, sob liderança de Dr. Valter Luiz Caldana. Membro da Catédra UNESCO - UNITWIN Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos de 07/2017 - 01/2020 e como Coordenadora Pedagógica de 2011 a 2017 na UPM. Atuou como Diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional na Educação Básica. Tem experiência com desenvolvimento e edição de livros didáticos de Educação Básica. Tem experiência com processos de construção e acompanhamento de Projetos Pedagógicos de Curso, com avaliação de autorização e reconhecimento de cursos. Pesquisa os seguintes temas: formação de professores, currículo, gestão pedagógica, Identidade profissional, cultura de escolar, processos de ensino e aprendizagem.     

Sângela Medeiros de Lima Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diretora Acadêmica e Docente da Faculdade de Educação São Francisco - FAESF
Mestre em Enfermagem pela UFPI
Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

   

Regina Carvalho Calvo de Faveri, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Diretora Educacional na Prefeitura de Campinas
Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestrado pela PUC Campinas

  

Marcelo Junio Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente na rede pública estadual de Santa Catarina. 
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Referências

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

VIEIRA, Marili Moreira da Silva; CARVALHO, Sângela Medeiros de Lima; FAVERI, Regina Carvalho Calvo de; SILVA, Marcelo Junio. CURRÍCULO E TRANSMISSÃO CULTURAL: PONTOS DE REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 122–142, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.75102. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/75102. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS