CURRÍCULO E TRANSMISSÃO CULTURAL: PONTOS DE REFLEXÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.75102Palavras-chave:
currículo, formação docente, materialização do currículo, transmissão cultural.Resumo
Este ensaio articula questões que envolvem o currículo e o conceito de transmissão cultural como aspectos prioritários para a formação de professores e para a qualidade social da escola. Destacam-se as relações entre questões sociais, finalidades educativas e a formação de professores, resgatando na história da educação brasileira do período do Império, até a sociedade contemporânea, esta marcada por uma lógica neoliberal, carente de uma educação integral e humanizada. Propõe-se que, o currículo deva estar sempre na pauta das discussões dos professores, pois é por meio de sua materialização que as finalidades da escola se concretizam. Busca-se apoio teórico em Libâneo, Young e Dussel para construir a relação entre finalidade educativa escolar, conhecimento e transmissão cultural. Assim, analisa-se a relação entre as finalidades educativas e suas implicações no currículo e na formação docente. A ênfase atribuída à base de conhecimentos necessárias na formação docente e no desenvolvimento profissional docente considerou as argumentações de Shulman.
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