CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA LIBERTADORA E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA EM TEMPOS DE AVANÇO DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76635Palavras-chave:
Neoliberalismo, Formação de Professores, Pedagogia Libertadora, Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo
A partir da problematização do avanço do processo neoliberal em sentido macro e de como ele vem afetando a educação e a formação de professores, o presente texto pretende apontar as contribuições das Pedagogias Libertadora e Histórico-Crítica como possibilidades de se pensar a escola, e os pressupostos do que ensinar, como ensinar e para que ensinar em tempos de reformas e avanço do capital. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa bibliográfica, com base no método dialético e abordagem qualitativa. Os referencias teóricos dialogam com autores, como: Freire (2021, 1996, 1986); Laval (2004); Marx e Engels (1999); Oliveira (2019, 2011); Saviani (2013, 2011, 2009). Os resultados encontrados sinalizam para o avanço da crise do capital, ausência e controle da participação do Estado nas políticas educacionais, com o uso de medidas para a internacionalização da educação, estando essa voltada para interesses privados e sob a égide do caráter fragmentado, mercadológico e unilateral. Diante desse cenário, as ideias de Paulo Freire e Demerval Saviani se apresentam como possibilidades de se pensar e construir uma educação e uma formação que vão no sentido de contrarreforma, caminhando na direção de serem engajadas, crítico-sociais, políticas, conscientes e emancipadas.Referências
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