A POTÊNCIA DO SEMINÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76164

Palavras-chave:

Formação de professores, didática, seminário, formação inicial, metodologia do ensino.

Resumo

As escolhas didáticas realizadas para a formação de professores/as podem contribuir significativamente para a construção de pilares ao futuro profissional docente e possibilitar experiências diversas com o conhecimento que o auxiliem a enfrentar as demandas neoliberais que acuam a docência. Prioriza-se abordar a utilização do seminário, não apenas como recurso educacional aos docentes, mas como potencializador de protagonismo, reflexão e autonomia na seleção dos materiais e conteúdos. Visando reunir concepções de licenciandos/as em química acerca da elaboração de seminários como instrumento avaliativo. Nesse caso, os/as discentes foram cativados/as a tecer os processos históricos de produção de determinados conhecimentos químicos, a saber: ácidos e bases; estequiometria e equilíbrio químico.

Biografia do Autor

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora dos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Tem interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Química, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

Tascieli Feltrin, Professora da Rede Municipal de Santa Maria (SMED/SM) e da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Doutora e Mestra em Educação (UFSM), Especialista em Gestão Escolar (UFSM). Graduada em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas (FAMES). Professora da Rede Municipal de Santa Maria (SMED/SM) e da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF).

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação (UFU). Mestre em Educação (UFU). Graduado em Ciências Biológicas (UFU).

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AUTOR 1, 2017.

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

RIGUE, Fernanda Monteiro; FELTRIN, Tascieli; SALES, Tiago Amaral. A POTÊNCIA DO SEMINÁRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 186–206, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76164. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76164. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS