RELATO DE EXPERIÊNCIA: O FILME-CARTA COMO PRÁTICA SITUADA DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ludmila Moreira Macedo de Carvalho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82515

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de letramento acadêmico no ensino superior, através da utilização da linguagem audiovisual como suporte para realização de filmes-carta, promovendo uma compreensão crítica da leitura e escrita em duas turmas de bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Partimos inicialmente de uma breve discussão a respeito do letramento acadêmico, tendo como princípio a definição de linguagem enquanto prática social, especialmente no contexto de uma universidade onde a maioria dos estudantes é oriunda de grupos historicamente excluídos dos lugares de produção de conhecimento científico. Em seguida, apresentamos o gênero filme-carta e uma reflexão sobre as potencialidades da linguagem audiovisual na educação, mais especificamente no processo de letramento acadêmico, com a experiência de produção de filmes-carta realizados pelos estudantes no componente curricular Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Por fim, concluímos com uma consideração a respeito de como tais práticas podem contribuir para a emancipação dos estudantes.

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Publicado

18-11-2024

Como Citar

CARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O FILME-CARTA COMO PRÁTICA SITUADA DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 353–366, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82515. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82515. Acesso em: 19 mar. 2025.