RELATO DE EXPERIÊNCIA: O FILME-CARTA COMO PRÁTICA SITUADA DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82515Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de letramento acadêmico no ensino superior, através da utilização da linguagem audiovisual como suporte para realização de filmes-carta, promovendo uma compreensão crítica da leitura e escrita em duas turmas de bacharelados interdisciplinares da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Partimos inicialmente de uma breve discussão a respeito do letramento acadêmico, tendo como princípio a definição de linguagem enquanto prática social, especialmente no contexto de uma universidade onde a maioria dos estudantes é oriunda de grupos historicamente excluídos dos lugares de produção de conhecimento científico. Em seguida, apresentamos o gênero filme-carta e uma reflexão sobre as potencialidades da linguagem audiovisual na educação, mais especificamente no processo de letramento acadêmico, com a experiência de produção de filmes-carta realizados pelos estudantes no componente curricular Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Por fim, concluímos com uma consideração a respeito de como tais práticas podem contribuir para a emancipação dos estudantes.
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Copyright (c) 2024 Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

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