BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA OU ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76704

Palavras-chave:

BNCC, violência simbólica, ação pedagógica, sistema de ensino

Resumo

      O forte discurso sobre a urgência de constituir uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para garantir qualidade e equidade no ensino público brasileiro suscita a reflexão acerca da violência simbólica elucidada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. Essa violência simbólica se desenvolve de maneira dissimulada, aparentemente legítima, por meio de um poder arbitrário que visa inculcar nos estudantes a cultura da classe dominante. Consequentemente imputa aos estudantes que não conseguem se apropriar de tais conhecimentos o estigma de culpados pelo próprio fracasso. Este trabalho objetiva abordar a questão da reprodução da cultura dominante no sistema escolar brasileiro por meio da BNCC. Para tanto, optou-se por uma reflexão teórica acerca do processo de legitimação desse documento e suas consequências para a educação. As produções analisadas evidenciaram que a BNCC orienta o desenvolvimento de currículos pautados na racionalidade técnica e nos pilares capitalistas de reprodução o que se configura uma violência simbólica através da ação pedagógica institucionalizada. Essa prática necessita de urgente discussão e transformação. 

Biografia do Autor

Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Piracicaba - SP - Brasil

jeanecristina830@gmail.com

 

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica da Campinas - PUCC

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PPGE/PPUCC). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Edelir Salomão Garcia, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 

Docente Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS)

Corumbá, MS, Brasil

e-mail: edelir.salomao@gmail.com

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Publicado

21-08-2024

Como Citar

DA SILVA OLIVEIRA DE SOUZA, Jeane Cristina; FERREIRA, Luciana Haddad; GARCIA, Edelir Salomão. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA OU ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 358–373, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76704. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76704. Acesso em: 4 out. 2024.