EXPERIÊNCIAS AUTORAIS NO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.83473

Resumo

Pensar a formação autoral no stricto sensu é um desafio diário e requer inventividades didático-pedagógicas, abertura à/ao outra/o e escuta sensível. Esta pesquisa-formação na cibercultura é um desdobramento de uma pesquisa de pós-doutorado que tem por objetivo compreender as experiências autorais de estudantes no cotidiano da disciplina de Pesquisa em Educação em 2023. Para fazer esta pesquisa, criamos situações de aprendizagem autorais, organizadas em unidades didático-pedagógicas na plataforma Padlet. Cada uma dessas unidades visa à promoção de saberes acadêmicos, sobretudo voltados à escrita do projeto de pesquisa, e inspiradas na didática cibercultural. Com base nas experiências vivenciadas que emergiram dessas unidades, buscamos produzir sentidos provisórios, os quais organizamos em: “Experiências formacionais no stricto sensu”, “Bidocência e planejamento colaborativo” e “Avaliações das/os estudantes sobre a disciplina de Pesquisa em Educação”.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade Federal do Tocantis (UFT)

Bolsista de Pós-Doutorado pelo CNPq/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT -TO), processo nº151075/2023-9, projeto de pesquisa “TECHHUB DE INOVAÇÃO DO CERRADO TOCANTINENSE”.

Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia UEPA,UFRN, UFT (Procad/2018). Pesquisador da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Pesquisador-associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) GT -12 Currículo. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Vice-Presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd-Norte). Membro do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Membro do Comitê Técnico-Científico (CTC/UFT). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE/Pedagogia/UFT). Membro do Fórum Tocantinense em Defesa do Curso de Pedagogia e Licenciaturas. Membro do Setorial LGBTI+ do PT. Tem experiência na gestão superior universitária, da coordenação de curso de licenciatura em pedagogia e de programa de pós-graduação em educação. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Docência e Formação de Professoras, atuando nos temas: Teoria do Currículo; Currículos Diversos da Educação Básica; Formação de Professoras; Diversidade Sexual de Gênero e Diferença; Minorias Sociais Nortistas Amazonidas.Tecnologias Ciberculturais.

Downloads

Publicado

27-07-2024

Como Citar

CARVALHO, Felipe; ROCHA, Damião. EXPERIÊNCIAS AUTORAIS NO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 143–159, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.83473. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83473. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS