ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.76645

Palavras-chave:

Licenciatura em Química, formação de professores, teoria-prática, professores formadores, estratégias de ensino

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores de cursos de licenciatura que favorecem a articulação teoria-prática, identificadas em uma pesquisa de mestrado em Educação. Essa pesquisa focalizou a atuação pedagógica de professores formadores, indicados por licenciandos concluintes, atuantes em quatro cursos de licenciatura em Química, localizados no estado do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que os currículos desses cursos são marcados pela supremacia dos conhecimentos específicos sobre os conhecimentos pedagógicos, favorecendo um distanciamento com a prática docente. Assim, a pesquisa adotou um ponto de vista contrário, identificando as possibilidades encontradas por professores formadores para promover a aproximação da teoria com a prática em suas aulas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com questionários aplicados a estudantes concluintes de cursos de licenciatura em Química para indicação dos professores e com entrevistas individuais semiestruturadas com esses docentes. Neste artigo, a partir da análise de conteúdo, são abordadas seis estratégias de ensino utilizadas pelos formadores em suas aulas, que são: metodologias ativas; meta-aula; construção de intervenções didáticas pelos próprios estudantes; metodologia de projetos; deslocamento da avaliação tradicional; e análise de material didático. Destaca-se que as práticas pedagógicas dos docentes, em sua maioria, buscam promover a aproximação entre a universidade e a escola, favorecida pelos professores formadores que possuem experiências profissionais na educação básica. Aponta-se a necessidade de construção de espaços de formação continuada com professores formadores, a fim de promover o compartilhamento das práticas e do encontro entre a universidade e a escola.

Biografia do Autor

Leonardo Santos Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela PUC-Rio. Pesquisa na área de Didática, Currículo e Formação de professores.

Silvana Soares de Araujo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do departamento de Educação da PUC-Rio

Professora do Departamento de Educação, PUC-Rio; Coordenadora setorial de graduação CTCH, PUC-Rio; Doutora em Educação- PUC-Rio; Especialista em Ensino de Ciências - UERJ; Jovem Cientista do Nosso Estado-FAPERJ; Pesquisas em Formação de Professores, Didática e Currículo

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Publicado

27-07-2024

Como Citar

SILVA, Leonardo Santos; MESQUITA, Silvana Soares de Araujo. ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, p. 73–91, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.76645. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76645. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS