Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 1 (2023): Janeiro/Abril - Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental
v. 9 n. 1 (2023): Janeiro/Abril - Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Publicado em 31 de março de 2023.
Publicado:
31-03-2023
Expediente
1-2
PDF
Editorial
Vania Finholdt Angelo Leite
3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74032
PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vania Finholdt Angelo Leite, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lúcia Merlini
4-9
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74004
DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN
O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA E DE PORTUGUÊS QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
10-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
A DIFÍCIL ARTE DE SER PROFESSOR INDÍGENA: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Iran Abreu Mendes
30-46
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480
ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES
Maiara Pereira Assumpção, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
47-66
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440
APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE
Rony Freitas, Marcelo Almeida Bairral
67-86
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74543
A ESCRITA DE SI COMO DISPOSITIVO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE COFORMAÇÃO
Luís Gustavo Rodrigues Marcondes, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
87-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70200
“NOVAS FORMAS DE APRENDER” PARA ENSINAR MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Wedeson Oliveira Costa
107-125
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70650
INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO
Mariana dos Reis Alexandre, Daniela Melare Vieira Barros
126-145
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Flaviane Pelloso Molina Freitas
146-164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70489
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
165-184
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70719
EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Madeline Gurgel Barreto Maia, Dario Fiorentini
185-204
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689
MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosângela Milagres Patrono, Ana Cristina Ferreira, Plínio Cavalcanti Moreira
205-224
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E DAS ÁGUAS, NA AMAZÔNIA PARAENSE
Claudia Maria Rodrigues Barros, Cristian Rafael Silva Souza, Maria do Socorro Dias Pinheiro
225-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70462
O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: A ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DAS PROFESSORAS CURSISTAS
Alex Almeida de Souza, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lucia Merlini
243-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70857
O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO E A FORMAÇÃO HÍBRIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o poder dos símbolos
Caio Oliveira, Sandra Magina
263-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70575
Entrevistas
ENTREVISTA COM EDUCADOR CRISTIANO MUNIZ
Vania Finholdt Angelo Leite, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lúcia Merlini
284-305
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74003
Relatos de experiências
A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Joana Nély Marques Bispo
306-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70312
GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Ediane de Fátima Jacques, Luis Fernando Lopes, Tania Clemente da Silva
318-329
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.69765
REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
Lucas Melo, Fabio Menezes, Daniela Mendes
330-341
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70682
ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS
Bruna Martins Cruvinel, Kharem Eduarda Miamoto Alves, Cristiane Monteiro Dos Santos, Catarina Teixeira
342-349
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520
Resenhas
POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL
Débora Andrade da Silva Righi
350-354
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703
Demanda contínua
IDENTIDADES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM INÍCIO DA ESCOLARIDADE DURANTE O ENSINO REMOTO
Maria de Lourdes Ramos da Silva, Giovanna Avalone Rovai
355-370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.60095
AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS: "AUMENTADORES DE CAMINHOS” DE UMA PROFESSORA
Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado
371-387
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70386
OFICINAS DE ARTE COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O QUE ISTO SIGNIFICA?
Beatriz Sancovschi, Jerusa Machado Rocha
388-403
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.65577
SOBRE TRAJETÓRIAS DE EDUCAR NA DIFERENÇA: CONVERSAS DIARIADAS (ENTRE) EXPERIÊNCIAS EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Anelice Ribetto, Raquel Reis Monteiro
404-422
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.66314
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários