Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Inicio
Archivos
Equipo editorial
Envíos
TEMPLATES
Sobre la revista
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 9 Núm. 1 (2023): Enero/Abril - Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vol. 9 Núm. 1 (2023): Enero/Abril - Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam matemática na Educação Infantil e/ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Publicado el 31 de marzo de 2023.
Publicado:
2023-03-31
Expediente
1-2
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74541
Editorial
Vania Finholdt Angelo Leite
3
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74032
PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vania Finholdt Angelo Leite, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lúcia Merlini
4-9
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74004
DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN
EL TRABAJO COLABORATIVO ENTRE PROFESORAS DE MATEMÁTICAS Y DE PORTUGUÉS QUE TRABAJAN EN LOS PRIMEIROS AÑOS DE LA ESCUELA PRIMARIA
Juliana Batista Faria, Hermínia Maria Martins Lima Silveira
10-29
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706
A DIFÍCIL ARTE DE SER PROFESSOR INDÍGENA: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Iran Abreu Mendes
30-46
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480
ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES
Maiara Pereira Assumpção, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
47-66
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440
APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE
Rony Freitas, Marcelo Almeida Bairral
67-86
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74543
A ESCRITA DE SI COMO DISPOSITIVO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O PIBID COMO POSSIBILIDADE DE COFORMAÇÃO
Luís Gustavo Rodrigues Marcondes, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
87-106
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70200
“NOVAS FORMAS DE APRENDER” PARA ENSINAR MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Wedeson Oliveira Costa
107-125
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70650
INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO
Mariana dos Reis Alexandre, Daniela Melare Vieira Barros
126-145
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS PESQUISAS EM MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Caroline Subirá Pereira, Flaviane Pelloso Molina Freitas
146-164
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70489
A MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer
165-184
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70719
EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Madeline Gurgel Barreto Maia, Dario Fiorentini
185-204
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689
MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosângela Milagres Patrono, Ana Cristina Ferreira, Plínio Cavalcanti Moreira
205-224
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517
A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E DAS ÁGUAS, NA AMAZÔNIA PARAENSE
Claudia Maria Rodrigues Barros, Cristian Rafael Silva Souza, Maria do Socorro Dias Pinheiro
225-242
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70462
O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: A ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DAS PROFESSORAS CURSISTAS
Alex Almeida de Souza, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lucia Merlini
243-262
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70857
O RACIOCÍNIO ALGÉBRICO E A FORMAÇÃO HÍBRIDA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: o poder dos símbolos
Caio Oliveira, Sandra Magina
263-283
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70575
Entrevistas
ENTREVISTA COM EDUCADOR CRISTIANO MUNIZ
Vania Finholdt Angelo Leite, Ana Virgínia de Almeida Luna, Vera Lúcia Merlini
284-305
XML (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74003
Relatos de experiências
A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Joana Nély Marques Bispo
306-317
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70312
GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Ediane de Fátima Jacques, Luis Fernando Lopes, Tania Clemente da Silva
318-329
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.69765
REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
Lucas Melo, Fabio Menezes, Daniela Mendes
330-341
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70682
ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS
Bruna Martins Cruvinel, Kharem Eduarda Miamoto Alves, Cristiane Monteiro Dos Santos, Catarina Teixeira
342-349
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520
Resenhas
POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL
Débora Andrade da Silva Righi
350-354
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703
Demanda contínua
IDENTIDADES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM INÍCIO DA ESCOLARIDADE DURANTE O ENSINO REMOTO
Maria de Lourdes Ramos da Silva, Giovanna Avalone Rovai
355-370
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.60095
AS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS PEQUENAS: "AUMENTADORES DE CAMINHOS” DE UMA PROFESSORA
Vanessa França Simas, Guilherme do Val Toledo Prado
371-387
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70386
OFICINAS DE ARTE COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: O QUE ISTO SIGNIFICA?
Beatriz Sancovschi, Jerusa Machado Rocha
388-403
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.65577
SOBRE TRAJETÓRIAS DE EDUCAR NA DIFERENÇA: CONVERSAS DIARIADAS (ENTRE) EXPERIÊNCIAS EM UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Anelice Ribetto, Raquel Reis Monteiro
404-422
PDF (Português (Brasil))
XML (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.66314
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Palabras clave
Financiamento
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as