POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703Palavras-chave:
Educação Matemática, Anos Iniciais, Pensamento Algébrico, Formação de Professores.Resumo
Luis Radford e Vanessa Dias Moretti apresentam o livro Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural, publicado em 2021 pela Editora Livraria da Física. Com a participação de quinze pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países. o livro está dividido em doze capítulos que incialmente apresentam o aporte teórico da Teoria da Objetivação (TO) e da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA), além de pesquisas que descrevem ideias concretas sobre o processo lógico-histórico de construção de conceitos algébricos em tarefas de ensino, como o uso do jogo Mancala e do desenvolvimento de habilidades algébricas para além da aritmética generalizada, abordando temas como a atividade semiótica de alunos no sequenciamento de padrões e o significado do símbolo de igualdade como indicação de equivalência entre membros de uma equação. O livro traz ainda significativas contribuições para a alfabetização algébrica de estudantes dos Anos Iniciais e para a formação inicial e continuada de professores, favorecendo ainda às pesquisas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Referências
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RADFORD, Luis; MORETTI, Vanessa. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora da Física, 2021.
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RADFORD, Luis; MORETTI, Vanessa. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora da Física, 2021. p.57-76.
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