GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.69765Palavras-chave:
Gamificação, Jogos, Estratégia Pedagógica.Resumo
Este estudo de caráter bibliográfico, apresentado na forma de relato de experiência, aborda o uso de gamificação e jogos como instrumento pedagógico para colaborar no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a utilização de tecnologias, sobretudo digitais, como recurso pedagógico, tendo em vista colaborar com o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes, contribuindo para construção do conhecimento de forma criativa. Para tanto, as atividades foram elaboradas nos sites Wordwall e Kahoot para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Entende-se que essas atividades poderão ser utilizadas de forma disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, bem como serem realizadas de forma individual ou em grupo, com autonomia, protagonismo, envolvimento, criatividade e planejamento. Os resultados indicam que as atividades com gamificação e jogos, quando criteriosamente planejadas, favorecem o estreitamento do mundo real com o mundo virtual e podem ser uma ferramenta alternativa no processo de desenvolvimento do aluno para colaborar com o professor no ensino de Matemática como estratégia pedagógica.
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