GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.69765

Palavras-chave:

Gamificação, Jogos, Estratégia Pedagógica.

Resumo

Este estudo de caráter bibliográfico, apresentado na forma de relato de experiência, aborda o uso de gamificação e jogos como instrumento pedagógico para colaborar no ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo foi analisar a utilização de tecnologias, sobretudo digitais, como recurso pedagógico, tendo em vista colaborar com o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes, contribuindo para construção do conhecimento de forma criativa. Para tanto, as atividades foram elaboradas nos sites Wordwall e Kahoot para turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Entende-se que essas atividades poderão ser utilizadas de forma disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, bem como serem realizadas de forma individual ou em grupo, com autonomia, protagonismo, envolvimento, criatividade e planejamento. Os resultados indicam que as atividades com gamificação e jogos, quando criteriosamente planejadas, favorecem o estreitamento do mundo real com o mundo virtual e podem ser uma ferramenta alternativa no processo de desenvolvimento do aluno para colaborar com o professor no ensino de Matemática como estratégia pedagógica. 

Biografia do Autor

Ediane de Fátima Jacques, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

Luis Fernando Lopes, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutor em Educação. Professor do PPGENT e da Escola de Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER UNINTER.

Tania Clemente da Silva, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional UNINTER.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

JACQUES, Ediane de Fátima; LOPES, Luis Fernando; DA SILVA, Tania Clemente. GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 318–329, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.69765. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/69765. Acesso em: 4 maio. 2024.