“NOVAS FORMAS DE APRENDER” PARA ENSINAR MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70650

Palavras-chave:

Formação, Matemática para o Ensino, Pedagogia, Anos Iniciais

Resumo

O artigo socializa os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo descrever as experiências formativas compartilhadas com discentes de Pedagogia que estiveram envolvidas em “novas formas de aprender” para ensinar Matemática. Os dados foram produzidos por meio de uma abordagem qualitativa que investigou a prática pedagógica estabelecida entre professores e estudantes em componentes curriculares que tratam dos Fundamentos da Matemática no curso de Licenciatura em Pedagogia e os relatos das experiências formativas das estudantes em tal componente. Para tanto, a pesquisa baseou a produção dos dados em observações da prática pedagógica e em entrevistas realizadas com as estudantes após a conclusão do componente curricular. Os dados apontaram que as “novas formas de aprender” para ensinar Matemática privilegiam a articulação entre teoria e prática, com foco no uso de materiais manipuláveis e na construção de diferentes soluções, no intuito de ampliar o repertório das estudantes quanto às estratégias que podem ser utilizadas ao ensinar Números e Operações que se voltam para investigações e explorações matemáticas que possibilitam a ressignificação dos conteúdos.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

GRILO, Jaqueline de Souza Pereira; COSTA, Wedeson Oliveira. “NOVAS FORMAS DE APRENDER” PARA ENSINAR MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 107–125, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70650. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70650. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN

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