REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70682

Palavras-chave:

Prática docente compartilhada, Perspectiva afirmativa de formação docente, Docência em matemática.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de tecer reflexões sobre concepções que permeiam a formação docente, em particular, que ensinam matemática. Trouxemos um diálogo teórico e exemplos práticos sobre uma proposta denominada de práticas docentes compartilhadas (PDC). Nos referenciamos em trabalhos que propõem uma perspectiva afirmativa acerca da formação docente em matemática, no sentido de incorporar a prática na formação docente, em contraponto a uma perspectiva negativa que tem no professor aquele que aplica um manual promovido por pesquisadores que sustentam políticas públicas dizendo o quê e como ele deve ensinar, muitas vezes pautada no que os professores não precisam saber para exercer a profissão, ao invés de se constituir a partir das demandas específicas da atuação profissional docente. Concluímos que os paradigmas de concepções trazem em si efeitos sociais e na perspectiva afirmativa percebemos a perda do “medo de errar” e do “medo da matemática” e também produz a sensação de que matemática é sim para todas as pessoas e não só para as ditas geniais. Tal perspectiva ainda produz o efeito de pertencimento, pois licenciandos conseguem se ver se formando e se desenvolvendo para uma profissão: a docência.

Biografia do Autor

Lucas Melo, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Paracambi, atuando no Ensino Médio e na Licenciatura em Matemática. Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física.

Fabio Menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ) atuando nas licenciaturas de matemática e pedagogia, e professor de matemática da prefeitura municipal de Duque de Caxias. Mestre em Ensino da Matemática e Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física.

Daniela Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP-UERJ) atuando nas licenciaturas de matemática e pedagogia. Doutora em Ensino e História da Matemática e da Física.

Referências

BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, 2008.

BLUMER, Herbert. Simbolic Interactionism: Perspective and Method. University of California Press, 1986, 208p.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, 1999, 24, p.249-305.

DAVIS, Brent; SIMMT, Elaine. Mathematics-for-teaching: An ongoing investigation of the mathematics that teachers (need to) know. Educational Studies in Mathematics. Springer. Vol. 61, n. 3, 2006, p. 293-319.

KLEIN, Félix. Elementary mathematics from a higher standpoint, volumes I, II, III. Traduzido por Schubring, G.; Menghini, M.; Baccaglini-Frank, A.. Berlin: Springer, 2016 (edição do original: 1908). Klein, F. Matemática elementar de um ponto de vista superior, volumes I, II. Lisboa: SPM, 2009 (edição do original: 1908).

FIORENTINI, Dário; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento Profissional DOCENTE: Um Termo Guarda-Chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente, Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 11-23, jan./jun. 2013.

GIRALDO, Victor; RIPOLL, Cydara; RANGEL, Letícia. Livro do Professor de Matemática da Educação Básica – Volume 1 – Números naturais. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

GIRALDO, Victor; MENEZES, Fabio. Práticas Docentes Compartilhadas. VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática (VIII SPEM) de 18 a 19 de nov. Cap- UFRJ. Rio de Janeiro, 2016.

GIRALDO, Victor; QUINTANEIRO, Wellerson; MOUSTAPHA, Bruna; MATOS, Diego; MELO, Lucas; MENEZES, Fabio; DIAS, Ulisses; COSTA NETO, Cleber; RANGEL, Letícia; CAVALCANTI, Adriana; ANDRADE, Fabiana; MANO, Vinícius; CAETANO, Marcela. Laboratório de Práticas Matemáticas Para o Ensino. In: Andréa Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. 1ed.Brasília: SBEM, 2018, v. 13, p. 05-320, 2018.

MELO, Lucas. Expectativas, interações e a (re)construção da identidade profissional docente em um contexto de docência compartilhada em matemática. Tese de doutorado. Programa de Ensino da Matemática-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020, 104p.

MANO, Vinícius. Práticas docentes compartilhadas: saberes profissionais em construção, em um ambiente de articulação entre escola e universidade. Dissertação de mestrado. Programa de Ensino da Matemática-Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018, 132p.

MOREIRA, Plínio Cavalcante; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Matemática escolar, matemática científica, saber docente e formação de professores. São Paulo: Zetetiké (UNICAMP), Campinas, SP, v.11, n. 19, p. 57–80. 2003.

NODDINGS, Nel. Professionalization and mathematics teaching. In: Grouws, D. (Ed).

Handbook of research on mathematics teaching and learning, p. 197-208. New York:MacMillan, 1992.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa. p.25-46. 2009.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento; Justificando, 2017.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v.15, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Havard Educational Review, v. 57, pp. 1-22, 1987.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e educação, 4, 215-233. 1991.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

MELO, Lucas; MENEZES, Fabio; MENDES, Daniela. REFLEXÕES SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 330–341, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70682. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70682. Acesso em: 3 maio. 2024.