O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: A ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DAS PROFESSORAS CURSISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70857

Palavras-chave:

Formação continuada. Early Algebra. Anos Iniciais.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar quais implicações que uma formação continuada hibrida, focada na Early Algebra, trouxe para as professoras-cursistas dessa formação. Este espaço formativo foi desenvolvido com um grupo de oito professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objeto matemático refere-se ao desenvolvimento do raciocínio algébrico, denominado por Early Algebra. Quanto à análise, trata-se de uma abordagem qualitativa, tendo como aporte teórico os estudos realizados no âmbito da Early Algebra. Os resultados indicam que o processo formativo possibilitou às professoras a apropriação e expansão da Early Algebra; permitiu avanços qualitativos na perspectiva conceitual e didática ao compartilharem experiências, discutirem e refletirem a respeito de suas próprias práticas, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio algébrico delas e, por consequência, dos seus alunos.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

ALMEIDA DE SOUZA, Alex; DE ALMEIDA LUNA, Ana Virgínia; MERLINI, Vera Lucia. O ENSINO DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: A ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A ÓTICA DAS PROFESSORAS CURSISTAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 243–262, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70857. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70857. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN