MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517

Palavras-chave:

Educação Matemática, Conhecimento matemático para o ensino, Ensino de frações, Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação partetodo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.

Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Departamento de Educação Matemática - DEEMA, Educação Matemática

Plínio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Departamento de Educação Matemática - DEEMA, Educação Matemática

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

PATRONO, Rosângela Milagres; FERREIRA, Ana Cristina; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 205–224, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70517. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70517. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN