MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70517

Palabras clave:

Educação Matemática, Conhecimento matemático para o ensino, Ensino de frações, Ensino Fundamental.

Resumen

Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação partetodo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Departamento de Educação Matemática - DEEMA, Educação Matemática

Plínio Cavalcanti Moreira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Departamento de Educação Matemática - DEEMA, Educação Matemática

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Publicado

2023-03-31

Cómo citar

PATRONO, Rosângela Milagres; FERREIRA, Ana Cristina; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. MOBILIZANDO CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 205–224, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70517. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70517. Acesso em: 7 nov. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN