IDENTIDADES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM INÍCIO DA ESCOLARIDADE DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.60095

Palavras-chave:

Identidades docentes. Covid-19. Ensino remoto. Competências profissionais.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre identidades profissionais docentes e o desenvolvimento socioafetivo-cognitivo de alunos de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental durante o ensino remoto emergencial imposto pela pandemia da Covid-19 em 2020. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa descritiva com a utilização de entrevistas semiestruturadas com professoras que vivenciaram os processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento infantil nesse período. Os resultados acentuam a importância de um relacionamento próximo entre alunos e professores e a importância do desenvolvimento da escuta e do foco de atenção. 

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto a Comissão de avaliação do MEC. Contato: mlramos@usp.br

Giovanna Avalone Rovai, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras (USP) e Pedagogia (UNINOVE). Atualmente, exerce a função de professora de ensino fundamental bilíngue. Contato: giovanna.avalone@usp.br.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

RAMOS DA SILVA, Maria de Lourdes; AVALONE ROVAI, Giovanna. IDENTIDADES DOCENTES E O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS EM INÍCIO DA ESCOLARIDADE DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 355–370, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.60095. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/60095. Acesso em: 6 out. 2024.