ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tarefas Escolares, Teoria Histórico-Cultural, Números e Operações.

Resumo

O modo como o ensino de matemática, em especial o eixo números e operações, está organizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental possibilita a apropriação dos conceitos e o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes? Essa pergunta tornou-se um problema a ser investigado, visto que, as crianças em geral, estão chegando ao 6° ano do Ensino Fundamental sem terem apropriado dos conteúdos básicos de matemática, conforme constata-se na literatura da área. Assim, o objetivo dessa pesquisa consistiu em investigar como o eixo números e operações tem sido trabalhado com os escolares do 1° ao 5° ano, a fim de compreender que tipo de pensamento tem sido possível formar pelos estudantes. Para a investigação desse fenômeno, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, em que as fontes foram os cadernos de matemática de alunos de uma escola pública do noroeste do Paraná. Na análise dos dados, foi verificado a predominância do trabalho com o eixo números e operações em relação aos demais eixos, como também, diversas tarefas repetitivas, em que a mudança residiu no aumento quantitativo dos valores dos numerais trabalhados. Constatou-se, que a ênfase desse tipo de ensino está nos aspectos externos dos conceitos e não, por exemplo, nos próprios conceitos constitutivos do Sistema de Numeração Decimal. Os dados revelaram que essa forma de ensino restringe a formação do pensamento teórico dos estudantes.

Biografia do Autor

Maiara Pereira Assumpção, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho -FCT/ UNESP. Tem experiência na área de Educação e Educação Física Escolar, com ênfase no ensino, aprendizagem conceitual, desenvolvimento humano e Teoria Histórico-Cultural.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Federal do Recôncavo Bahia (UERB)

Professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: dez. 2017.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984.

COSTA, José Roberto. Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemática no ensino fundamental: possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para ciências e matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2014.

DAVÍDOV, Vasily Vasilovich. Análisis de los princípios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza em el futuro próximo. In: SHUARE, Martha. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: antología. Moscou: Editorial Progreso, 1987, p. 143-155.

_____. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

¬¬¬¬

DAVÍDOV, Vasily Vasilovich; MÁRKOVA, Aelita. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: DAVÍDOV, V.; In: SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica em la URSS: antología. Moscou: Editorial Progreso, 1987, p. 173 -193.

DAVÝDOV, Vasily Vasilovich. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Editora Pueblo y Educación, 1982.

FERREIRA, Merly Palma. As bases para a organização do ensino de geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2022.

FERREIRA, Merly Palma. Pressupostos teórico-metodológicos para o ensino dos conceitos geométricos nos anos iniciais de escolarização. 2022. 120f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2022.

LOCATELLI, Sueli Cristina. O ensino de geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2014. 148f. Mestrado (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2015.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. A escola “desfaz” o gosto pela matemática? In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 7. 2004, Recife, PE. Anais Recife, PE.: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. p. 01-14. Disponível em: Acesso em: mar. 2022.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas. -1. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.

AUTOR 2.

SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM, 2004.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

_____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

ASSUMPÇÃO, Maiara Pereira; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 47–66, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.74440. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74440. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN