ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE SOBRE AS TAREFAS ESCOLARES DO EIXO NÚMEROS E OPERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74440Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Tarefas Escolares, Teoria Histórico-Cultural, Números e Operações.Resumo
O modo como o ensino de matemática, em especial o eixo números e operações, está organizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental possibilita a apropriação dos conceitos e o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes? Essa pergunta tornou-se um problema a ser investigado, visto que, as crianças em geral, estão chegando ao 6° ano do Ensino Fundamental sem terem apropriado dos conteúdos básicos de matemática, conforme constata-se na literatura da área. Assim, o objetivo dessa pesquisa consistiu em investigar como o eixo números e operações tem sido trabalhado com os escolares do 1° ao 5° ano, a fim de compreender que tipo de pensamento tem sido possível formar pelos estudantes. Para a investigação desse fenômeno, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, em que as fontes foram os cadernos de matemática de alunos de uma escola pública do noroeste do Paraná. Na análise dos dados, foi verificado a predominância do trabalho com o eixo números e operações em relação aos demais eixos, como também, diversas tarefas repetitivas, em que a mudança residiu no aumento quantitativo dos valores dos numerais trabalhados. Constatou-se, que a ênfase desse tipo de ensino está nos aspectos externos dos conceitos e não, por exemplo, nos próprios conceitos constitutivos do Sistema de Numeração Decimal. Os dados revelaram que essa forma de ensino restringe a formação do pensamento teórico dos estudantes.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: . Acesso em: dez. 2017.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984.
COSTA, José Roberto. Desenvolvimento profissional de professores que lecionam matemática no ensino fundamental: possibilidades a partir da reflexão sobre os erros dos alunos. 2014. 258 f. Tese (Doutorado em Educação para ciências e matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2014.
DAVÍDOV, Vasily Vasilovich. Análisis de los princípios didácticos de la escuela tradicional y posibles princípios de enseñanza em el futuro próximo. In: SHUARE, Martha. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS: antología. Moscou: Editorial Progreso, 1987, p. 143-155.
_____. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1988.
¬¬¬¬
DAVÍDOV, Vasily Vasilovich; MÁRKOVA, Aelita. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: DAVÍDOV, V.; In: SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica em la URSS: antología. Moscou: Editorial Progreso, 1987, p. 173 -193.
DAVÝDOV, Vasily Vasilovich. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Editora Pueblo y Educación, 1982.
FERREIRA, Merly Palma. As bases para a organização do ensino de geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2022.
FERREIRA, Merly Palma. Pressupostos teórico-metodológicos para o ensino dos conceitos geométricos nos anos iniciais de escolarização. 2022. 120f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2022.
LOCATELLI, Sueli Cristina. O ensino de geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2014. 148f. Mestrado (Mestrado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2015.
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. A escola “desfaz” o gosto pela matemática? In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 7. 2004, Recife, PE. Anais Recife, PE.: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. p. 01-14. Disponível em: Acesso em: mar. 2022.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas. -1. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.
AUTOR 2.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Araraquara: JM, 2004.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
_____. Psicologia pedagógica. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional