INSTRUMENTO AVALIATIVO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA A MATEMÁTICA: A USABILIDADE EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70472Palabras clave:
Objetos Digitais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Básica.Resumen
Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) estão disponíveis em repositórios e são utilizados pelos professores nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (ALEXANDRE, 2015). Todavia não havia um instrumento avaliativo para a avaliação sistemática dos ODA, por isso após a elaboração de um instrumento avaliativo, as questões que realizamos são: o que pensam os professores e futuros professores sobre o instrumento? Facilita a seleção dos ODA? Oferece uma orientação em relação ao potencial que o ODA possui e o que pode ser ampliado conforme a utilização? Neste viés, o objetivo deste estudo consiste em testar a usabilidade do instrumento avaliativo de ODA e promover reflexões mediante as perspectivas dos participantes. Realizamos a testagem de usabilidade de um instrumento por meio de três oficinas de formação inicial e continuada que contou com 44 participantes. Os resultados apontam a importância do instrumento para conhecimento da qualidade do ODA em seus aspectos pedagógicos; a necessidade de parcerias para o aprimoramento da acessibilidade do instrumento aos professores de diferentes realidades; a ampliação da temática nas formações iniciais e continuadas e reflexões indispensáveis para o contexto atual.Citas
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