A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA E DAS ÁGUAS, NA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70462Palavras-chave:
Matemática, Formação de Educadores, Escola da Terra.Resumo
O texto que ora se apresenta objetiva trazer, para análise e reflexão, o estudo sobre a formação continuada de educadores do Programa Escola da Terra, das Águas e da Floresta da Amazônia Paraense, o qual se desenvolveu no nordeste paraense, no município de Limoeiro do Ajurú. Para isso, empregou-se, como metodologia, observação participante da formação, análise das narrativas dos participantes; análise documental das cartas intituladas: “como me tornei educador(a) do campo”, das falas proferidas durante a formação, produção da cartografia social dos territórios e os registros fotográficos. Utilizamos como principais referências teóricas: Arroyo (2012), D’Ambrósio (2009), Freire (2019), Hage (2014), Pinheiro (2021), dentre outros importantes autores para o estudo. Os resultados apontaram para a necessidade de formação continuada para educadores que atuam em escolas do campo; formação específica para o ensino de matemática que leve em consideração os saberes e conhecimentos do cotidiano amazônico na relação com os conhecimentos matemáticos historicamente construídos, privilegiando as dimensões crítica e lúdica, quando em exercício em sala de aula na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e da multissérie.Referências
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