ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.65520

Palavras-chave:

PIBID, formação inicial docente, aulas remotas.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) visa antecipar o vínculo dos futuros professores com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas, permitindo a oportunidade de criar e participar de experiências docentes. O presente relato tem como objetivo compartilhar as vivências pedagógicas das atividades remotas sobre animais peçonhentos e venenosos desenvolvidas pelo PIBID de Ciências Biológicas em uma escola pública do município de Uberaba-MG, durante a pandemia por COVID-19. As atividades relatadas foram desenvolvidas de forma remota por meio de recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino fundamental II. Foi aplicado um questionário para conhecer o que os alunos sabiam sobre os animais peçonhentos e venenosos, depois foi realizado um encontro que abordou o tema. No PIBID há a oportunidade de articular a teoria aprendida na universidade com a prática, o que além de agregar conhecimento aos alunos, contribui para a formação inicial e continuada.

Referências

ALVES, Francione Charapa; MARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O PIBID E A APRENDIZAGEM DO FAZER DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15299/11259. Acesso em: 03 nov. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5350, de 17 de dezembro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19, no âmbito do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. Uberaba, MG, 17 mar. 2020. p. 1-5. Disponível em: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo//covid19/decretos/5350%20Republicado%20por%20incorrecao.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.

BRASIL. Resolução nº 01/2020, de 2020. Dispõe sobre as normas para a oferta de regime especial para o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Uberaba, em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus – COVID-19, para o cumprimento da carga horária mínima exigida, e dá outras providências. Atos Oficiais Conselho Municipal de Educação. Uberaba, MG, 20 maio 2020. p. 1-3. Disponível em: http://www.saudeativauberaba.com.br/portal/acervo//covid19/decretos/RESOLUCAO%20CME%20N%2001-2020.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.

CAPES. Pibid. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid. Acesso em: 01 nov. 2021.

Ministério da Educação. PIBID - Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em: 01 nov. 2021.

GARCIA, Tânia Cristina Meira et al. Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: Sedis/Ufrn, 2020. 18 p. Recurso eletrônico. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.

PEREIRA, Alexandre de Jesus; NARDUCHI, Fábio; MIRANDA; Maria Geralda de. BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, jul./out. 2020. Disponível em <https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299>. Acesso em: 29 jun. 2021.

ROSA, Thiago Mendes; GONÇALVES, Flávio de Oliveira; FERNANDES, Adriana Sbicca. ESTRATIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA: UMA PROPOSTA A PARTIR DO CONSUMO. 2014. Disponível em: https://www.bnb.gov.br/documents/160445/226386/ss4_mesa4_artigos2014_ESTRATIFICACAO_SOCIOECONOMICA_UMA_PROPOSTA_PARTIR_CONSUMO.pdf/fbbd77ab-e78c-4885-973f-a841a26ab49e#:~:text=O%20IBGE%20divide%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o,classe%20vai%20de%20mais%20de. Acesso em: 01 nov. 2021.

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça. Dificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental. Psic, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 59-68, jun. 2006. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 05 ago. 2021.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

CRUVINEL, Bruna Martins; ALVES, Kharem Eduarda Miamoto; DOS SANTOS, Cristiane Monteiro; TEIXEIRA, Catarina. ENCONTRO REMOTO DO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA: TEMA ANIMAIS PEÇONHENTOS E VENENOSOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 342–349, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.65520. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/65520. Acesso em: 26 jul. 2024.