A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70312

Palavras-chave:

prática lúdica educativa, Matemática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar as práticas lúdicas educativas de uma professora realizadas com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro; tendo como destaque a disciplina Matemática desenvolvida de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Este relato expõe as possibilidades do processo ensinoaprendizado sob a metodologia nos/dos/com os cotidianos de autoria de Nilda Alves (2002, 2007, 2008 e 2015). Para delinear as ações lúdicas educativas serão utilizadas narrativas das crianças do 4º ano de escolaridade, imagens e descrições de cada atividade. Os resultados se referem aos aspectos positivos de uma pedagogia brincante com a fração na culinária, para isso foi feita no refeitório da escola uma pizza de rúcula, foi usado o dinheiro com o mercadinho, igualmente utilizamos o tabuleiro da multiplicação, assim como um vídeo da cultura indígena e o estudo de figuras geométricas planas mediante grafismo indígena brasileiro; exemplificando que é possível transformar as aulas em momentos de experiências marcantes.

Biografia do Autor

Joana Nély Marques Bispo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOCENTE DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PESQUISADORA DAS PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS. MESTRA EM EDUCAÇÃO, PEDAGOGA E DOUTORANDA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PELA UERJ/FFP.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

MARQUES BISPO, Joana Nély. A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 306–317, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70312. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70312. Acesso em: 3 out. 2024.