A MATEMÁTICA EM PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZADO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70312Palavras-chave:
prática lúdica educativa, Matemática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar as práticas lúdicas educativas de uma professora realizadas com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro; tendo como destaque a disciplina Matemática desenvolvida de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Este relato expõe as possibilidades do processo ensinoaprendizado sob a metodologia nos/dos/com os cotidianos de autoria de Nilda Alves (2002, 2007, 2008 e 2015). Para delinear as ações lúdicas educativas serão utilizadas narrativas das crianças do 4º ano de escolaridade, imagens e descrições de cada atividade. Os resultados se referem aos aspectos positivos de uma pedagogia brincante com a fração na culinária, para isso foi feita no refeitório da escola uma pizza de rúcula, foi usado o dinheiro com o mercadinho, igualmente utilizamos o tabuleiro da multiplicação, assim como um vídeo da cultura indígena e o estudo de figuras geométricas planas mediante grafismo indígena brasileiro; exemplificando que é possível transformar as aulas em momentos de experiências marcantes.
Referências
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho ─ o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ______Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 13-38.
________. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Revista Teias. Rio de Janeiro: PROPEd/UERJ, v.4, p.1 - 8, 2007. Disponível em: www.revistateias.proped.pro.br. Acesso em 4 de set. 2022.
________. Praticantepensante de cotidianos. In: GARCIA, Alexandra; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (orgs). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Ministério da educação. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
________. Pacto nacional na idade certa: construção do sistema de numeração decimal. Secretaria de educação. Diretoria de apoio à gestão educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014(a).
______, Pacto nacional na idade certa: geometria. Ministério da educação. Secretaria de educação. Diretoria de apoio à gestão educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014 (b).
Carta da transdisciplinaridade. Disponível em: http://www.cetrans.com.br/textos/documentos/carta-da-transdisciplinaridade.pdf>.
Acesso em 16 de fevereiro de 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42.ed. São Paulo: Cortez.
LEITE, Vania Finholdt Angelo; ABREU, Lenir Silva. O inédito-viável na democratização da escola em tempos de privação de direitos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 1152 – 1175 out./dez.2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum Acesso em 15 de set. 2022.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do Lúdico na Matemática. In: A Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM– SP, 1994. p.17-24.
ROGENSKI, Maria Lucia Cordeiro; PEDROSO, Sandra Mara Dias. O ensino da geometria na educação básica: realidade e possibilidades. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/44-4.pdf Acesso em 04 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional