APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.74543

Palavras-chave:

Numeramento, Multibase App, Toques em tela, Movimentos epistêmicos.

Resumo

Introduzir a noção de quantidade e as operações matemáticas nos anos iniciais da escolaridade tem sido um desafio para os docentes. Quando o tablet passa a integrar as atividades esse desafio aumenta. Este artigo objetiva ilustrar um mapeamento de toques em tela e indicar suas finalidades em uma atividade, envolvendo operações de adição e subtração, realizada com o auxílio do aplicativo Multibase. Os dados foram produzidos mediante registros filmados, gravações de tela do Multibase utilizando o aplicativo Screen Recorder, atividades e registros realizados pelos próprios estudantes. A análise buscou: 1) mapear e ilustrar toques em tela realizados no Multibase; e 2) identificar a finalidade desses toques. Os agrupamentos foram feitos mediantes toques em movimentos de contorno dos objetos, a organização dos objetos mediante toques de arrastar e a contagem em toques de apontar. O estudo traz contribuição à inclusão e à inovação tecnológica por mostrar o Multibase em versão digital e evidenciar outras formas de comunicação e linguagem que podem ser inseridas em programas formativos diversos.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

FREITAS, Rony; BAIRRAL, Marcelo Almeida. APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–86, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.74543. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74543. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN