APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.74543

Palavras-chave:

Numeramento, Multibase App, Toques em tela, Movimentos epistêmicos.

Resumo

Introduzir a noção de quantidade e as operações matemáticas nos anos iniciais da escolaridade tem sido um desafio para os docentes. Quando o tablet passa a integrar as atividades esse desafio aumenta. Este artigo objetiva ilustrar um mapeamento de toques em tela e indicar suas finalidades em uma atividade, envolvendo operações de adição e subtração, realizada com o auxílio do aplicativo Multibase. Os dados foram produzidos mediante registros filmados, gravações de tela do Multibase utilizando o aplicativo Screen Recorder, atividades e registros realizados pelos próprios estudantes. A análise buscou: 1) mapear e ilustrar toques em tela realizados no Multibase; e 2) identificar a finalidade desses toques. Os agrupamentos foram feitos mediantes toques em movimentos de contorno dos objetos, a organização dos objetos mediante toques de arrastar e a contagem em toques de apontar. O estudo traz contribuição à inclusão e à inovação tecnológica por mostrar o Multibase em versão digital e evidenciar outras formas de comunicação e linguagem que podem ser inseridas em programas formativos diversos.

Referências

ASSIS, A. R. DE. Alunos do Ensino Médio Trabalhando no Geogebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen. [s.l.] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2016.

ASSIS, A. R. DE. Alunos do Ensino Médio realizando toques em telas e aplicando isometrias com Geogebra. [s.l.] Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2020.

BAIRRAL, M. Not Only What is Written Counts! Touchscreen Enhancing our Cognition and Language. Global Journal of Human-Social Science, v. 20, n. June, p. 1–10, 2020.

BAIRRAL, M. Tecnologias móveis, neurocognição e aprendizagem matemática. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2021.

BAIRRAL, M. A. Do clique ao touchscreen: novas formas de interação e de aprendizado matemático. 36a Reunião Nacional da ANPEd. Anais...Goiânia-GO: 36a Reunião Nacional da ANPEd, 2013

BAIRRAL, M. A. Educação e matemática em dispositivos móveis: construindo uma agenda de pesquisas educacionais focadas no aprendizado em tablets. 4o Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. Anais...Rio de Janeiro: CCH-UNIRIO, 2014

BAIRRAL, M. A. As Manipulações em Tela Compondo a Dimensão Corporificada da Cognição Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 104–111, 2017.

BAIRRAL, M.; ASSIS, A.; SILVA, B. C. DA. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ, 2015.

BAIRRAL, M., FREITAS, R. C., FERREIRA, K. A. P. App Multibase y el desarrollo del sentido numérico. Uno. Revista de Didáctica de las Matemáticas, n. 97, p. 28-36.

BAVELAS, J. B. Gestures as Part of Speech: Methodological Implications. Research on Language and Social Interaction, v. 27, n. 3, p. 201–221, 1994.

BERTELETTI, I.; BOOTH, J. R. Perceiving fingers in single-digit arithmetic problems. Frontiers in Psychology, v. 6, n. MAR, p. 1–10, 2015.

BIKNER-AHSBAHS, A. Semiotic sequence analysis - Constructing epistemic types. (J. Novotná et al., Eds.)Mathematics in the centre: Proceedings of the 30th conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol. 2). Anais...Prague (Czech Republic): PME, 2006

BOALER, J. et al. Seeing as Understanding: The Importance of Visual Mathematics for our Brain and Learning. Journal of Applied & Computational Mathematics, v. 05, n. 05, 2016.

DAMÁSIO, A. R. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

EDWARDS, L. D.; ROBUTTI, O. Embodiment, modalities, and mathematical affordances. In: EDWARDS, L. D.; FERRARA, F.; MOORE-RUSSO, D. (Eds.). . Emerging Perspectives on Gesture and Embodiment in Mathematics. Charlotte: Information Age Publishing, 2013. p. 1–26.

FRANZOSI, V. R. Agrupamentos e desagrupamentos no Aplicativo Multibase: uma proposta de ensino do conceito de número e operações do campo conceitual aditivo. [s.l.] Instituto Federal do Espírito Santo, 2018.

FREITAS, R.; BAIRRAL, M. A. O pensamento matemático mediante gestos e toques em tela no aplicativo Multibase em tablets. Bolema, v. 37, n. 74, p. 1–21, 2023.

FREITAS, R. C. O. Um ambiente para operações virtuais com o Material Dourado. [s.l.] Universidade Federal do Espírito Santo, 2004.

FREITAS, R. C. O. Aplicativo Multibase para Tablets : Análise de uma de suas Funcionalidades. Educação Matemática em Revista, v. 51, p. 15–24, 2016a.

FREITAS, R. C. O. Dos Computadores De Mesa Aos Dispositivos Móveis: a Evolução De Um Aplicativo Voltado Para O Ensino E a Aprendizagem De Números E Operações Aritméticas. Revista Ifes Ciência, v. 2, n. 2, p. 132–146, 2016b.

FREITAS, R. C. O. Imagens, movimentos e dedos das mãos: experiências aritméticas com o aplicativo Multibase. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1:15, 2019.

GOLDIN-MEADOW, S. Hearing gesture: how our hands help us thing. Cambridge: Harvard University Press, 2005.

JUNGWIRTH, H. Interpretative Forschung in der Mathematikdidaktik - ein Überblick für Irrgäste, Teilzieher und Standvögel. ZDM - International Journal on Mathematics Education, v. 35, n. 5, p. 189–200, 2003.

KRAUSE, C. M. The Mathematics in our hands: how gestures contribute to constructing mathematical knowledge. Wiesbaden: Springer Spektrum, 2016.

LIM, Y. K.; LEE, S. S.; LEE, K. Y. Interactivity attributes: A new way of thinking and describing interactivity. Conference on Human Factors in Computing Systems - Proceedings, n. April, p. 105–108, 2009.

MEIER, M. O uso de dispositivos móveis e tecnologia touchscreen em atividade de Geometria. [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

NÚÑEZ, R. E.; EDWARDS, L. D.; MATOS, J. F. Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, v. 39, n. 1–3, p. 45–65, 1999.

PARK, D.; LEE, J. H.; KIM, S. Investigating the affective quality of interactivity by motion feedback in mobile touchscreen user interfaces. International Journal of Human Computer Studies, v. 69, n. 12, p. 839–853, 2011.

SAMURÇAY, R.; PASTRÉ, P. La conceptualisation des situations de travail dans la formation des compétences. Education Permanente, v. 123, n. 2, p. 13–31, 1995.

ZANARELLI, C. Caractérisation des stratégies instrumentales de gestion d’environnements dynamiques: analyse de l’activité de régulation du métro. [s.l.] Université Paris VIII-SAINT-DENIS, 2006.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

FREITAS, Rony; BAIRRAL, Marcelo Almeida. APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS REVELADAS POR MEIO DE TOQUES EM TELA DE TABLETS AO MANIPULAR O APLICATIVO MULTIBASE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 67–86, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.74543. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74543. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PROCESSOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES (AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E/OU NOS ANOS IN