EXPERIÊNCIA FORMATIVA DE UMA COMUNIDADE COLABORATIVA COM PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70689Palavras-chave:
formação de professores, anos iniciais do Ensino Fundamental, professor que ensina matemática, comunidade de prática colaborativa, lesson study.Resumo
Este artigo tem por objetivo conhecer e discutir as contribuições de uma comunidade de prática colaborativa a partir de uma experiência com o Lesson Study (LS) para o desenvolvimento profissional de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma investigação qualitativa, na modalidade de pesquisa narrativa, desenvolvida junto a um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, de uma escola pública da cidade de Sobral-Ceará. Os dados foram coletados a partir de narrativas orais e materiais didáticos utilizados pelas professoras. Todas as ações colaborativas desenvolvidas no ciclo do LS - (1) definição do problema; (2) trabalho preparatório e planejamento; (3) lecionação e observação da aula; (4) reflexão pós aula/seguimento - foram gravadas em áudio ou filmadas. A análise evidenciou que as professoras ressignificaram suas práticas e experiências a partir das vivências proporcionadas na comunidade de prática colaborativa e no uso do LS, revelando ser este espaço um ambiente real de aprendizagem e de desenvolvimento profissional.Referências
CARVALHO, D. L.; FIORENTINI, D. Refletir e investigar a própria prática de ensinaraprender matemática na escola. In: CARVALHO, D. L. et al. Análises narrativas de aulas de matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 11 – 23.
CASTRO, F. C.; FIORENTINI, D. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021030, 2021. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658542.
CLANDININ, J. D.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000.
COCHRAN-SMITH, M. e LYTLE, S. L. Teacher Learning Communities. In: GUTHRIE, J. (Ed.) Encyclopedia of Education. 2 ed. New York: Macmillan, 2002.
COCHRAN-SMITH, M. e LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review Reasearch Education, Washington, v. 24, p. 249-305, 1999.
CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p 1 – 19. 2018.
FIORENTINI, D. Learning and professional development of the mathematics teacher in research communities. Sisyphus Journal of Education, v. 1, n. 3, p. 152-181, 2013.
FIORENTINI, D; CRECCI, V. M. Práticas de Desenvolvimento Profissional sob a perspectiva dos professores. Diversa Prática. http://www.seer.ufu.br/index.php/diversapratica. 2012.
GIOVANNI, J.J.R. A Conquista da Matemática – Anos Iniciais (3º a). São Paulo: FTD, 2018.
HARGREAVES, A. Leading Professional Learning Communities: Moral Choices Amid Murky Realities, In: BLANKSTEIN, A. M. HOUSTON, P.D. & COLE, R. W. Sustaing Professional Learning Communitites, Thousand Oakes: corwin Press, p. 175 – 198, 2010.
IMBERNÓN, F. Formação Permanente do Professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, 1991.
PASSOS, C. et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta análise de estudos brasileiros. Quadrante Revista teórica e de investigação, Lisboa, v.15, n.1-2, 2006.
PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D.; SILVA, J. M. P. Lesson Study presencial y la pasantía curricular supervisada en matemáticas: contribuciones al aprendizaje docente. Revista Paradigma, Vol. 43, Edición Temática N. 1. p. 409-442, enero, 2022. DOI: 1037618
PONTE, J.; FONSECA, G. Estudos de Aula com Professores que ensinam Matemática em Portugal. In: Anais do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática, 2021.
ROLDÃO, M. do C. Colaborar é preciso – Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Revista Noesis, p. 24-29, 2007.
SILVA, A. F.; BALDIN, Y. Y. Transformando oficinas de formação de professores na metodologia de resolução de problemas em grupos de Lesson Study, Brasília, 2021.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. BOLEMA, Rio Claro, n.14, pp. 66 – 91, 2000.
WENGER – TRAYNER, E.; WENGER – TRAYNER, e. et al. Learning in Landscapes of Practice: a framework. In: Wenger – Trayner, E. et al: Learning in landscapes of practice boundaries, identity and knowledgeability, London, United Kingdom: Routledge, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional