v. 24 n. 74 (2023): Revista Teias n. 74

					Visualizar v. 24 n. 74 (2023): Revista Teias n. 74
Publicado: 05-08-2023

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78334

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América

  • Políticas de currículo para a docência na Ibero-América

    Alícia de Alba, Rosanne Evangelista Dias
    2-9
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.78112
  • O Global Educational Reform Movement (GERM) e a BNCC: performatividade para formação e práticas docentes

    Marcia Betania Oliveira, Mônica Barbosa Canuto, Anaylla da Silva Lemos
    10-22
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.76015
  • Docência, família e currículo: o vazio dos sentidos docentes na política curricular familista

    Melanie Laura Mariano da Penha Silva
    23-37
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75509
  • A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano

    Elaine Conte, Amarildo Luiz Trevisan, Fabiane Rodrigues dos Santos
    38-54
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75640
  • Empretecer o currículo: por uma comunidade escolar [e não-escolar] antirracista

    Luce Elena Diogo da Silva, Sanny Silva da Rosa
    55-69
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776
  • Percursos e desafios na construção da proposta pedagógica e curricular para a educação escolar indígena frente às intencionalidades ideológicas

    Alcioni da Silva Monteiro, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
    70-83
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75497
  • Política, currículo e formação docente: disputas discursivas em torno das “novas” bases profissionais do saber-fazer

    Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Cíntia Aparecida Oliveira de Medeiros
    84-94
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.76033
  • Projeções curriculares de formação docente no contexto ibero-americano: algumas fagulhas made in Paraíba

    Angela Cristina Alves Albino, Ana Cláudia Silva Rdodrigues
    95-110
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75996

Artigos de Demanda Contínua

  • O bacharel-educador nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de ciências biológicas

    Otávio da Silva Custódio, Renato Custódio
    111-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.71634
  • Professores(as) formadores(as) e suas percepções sobre a matemática na educação infantil: elementos para um projeto formativo

    Klinger Teodoro Ciríaco, Cicero Augusto dos Santos
    124-143
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.74204
  • A formação continuada de professores dos anos iniciais nas escolas do campo

    Silvana Peres Gonzalez, Eliane Aparecida Galvão dos Santos
    144-153
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72254
  • Exercícios para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia

    Fernanda Omelczuk
    154-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.74923
  • Os desafios da parceria entre universidade e escola no estágio supervisionado de docência

    Dijnane Vedovatto, Bianca Carolina Marcasso Rossi
    167-180
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72635
  • Multiletramentos com tecnologias digitais da informação e comunicação

    Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Ronaldo Nunes Linhares
    181-194
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75866
  • Constituição psíquica infantil e o brincar mediado: estudo a partir da teoria histórico-cultural

    Fábia Daniela Schneider Lumertz, Lisiane Machado de Oliveira Oliveira-Menegotto
    195-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70614
  • Avaliação e design universal de aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil

    Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Marcos Antonio Martins Lima
    208-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70355
  • Entrelaçando linguagens e história: práticas de torturas a partir da visão do letramento crítico

    André Effgen Aguiar, Arasy González Milea
    230-247
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.71287
  • As contribuições de E. P. Thompson para a classe trabalhadora: luta de classes e as experiências

    Ramofly Bicalho, Guilherme Goretti Rodrigues, Dileno Dustan Lucas de Souza
    248-261
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70845
  • Grafites da discórdia: o conservadorismo em ação na escola

    Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura, Clóvis Henrique Leite de Souza, Geraldo Witeze Junior
    262-277
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.72036

Elos

  • Narrativas del profesorado: la experiencia del curriculum neoliberal en docentes de Brasil y Chile

    Roxana Hormazábal Fajardo, Dinah Vasconcellos Terra, Pedro Alves Castro
    278-292
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.76024
  • Curriculum y formación docente en el contexto de la (post) pandemia

    Noralí Boulan
    293-304
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.75979

Ensaios

  • Formação de professores(as) e processos de subjetivação: notas para pensar o educar na tensão da diferença

    Fernando Cesar Pilan
    305-322
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.70202