Exercícios para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia

Autores

  • Fernanda Omelczuk UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.74923

Resumo

O artigo apresenta proposições e resultados de pesquisaspara o campo da formação docente inventiva desenvolvidos com a arte cinematográfica junto à disciplina de psicologia da educação, a qual é oferecida para diferentes cursos de licenciaturas. Para tanto, são definidos os fundamentos epistemológicos que sustentam a proposta de uma formação inventiva, além de referências e pesquisas sobre o ensino de psicologia e conteúdos que integram a ementa dessa disciplina nas licenciaturas, destacando modos de relação com esses saberes e suas políticas cognitivas. Em seguida, são apresentados os filmes O garoto selvagem (1969), de François Truffaut, e Jonas e o circo sem lona (2015), de Paula Gomes, que intensificam temas clássicos do campo psicológico para a formação de professores. Posteriormente, são expostos dois exercícios de criação cinematográfica realizados com esses filmes e as contribuições dessas atividades para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia.

Biografia do Autor

Fernanda Omelczuk, UFSJ

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação - Universidade Federal de São João del - Rei

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

OMELCZUK, Fernanda. Exercícios para uma formação docente inventiva com o cinema e a psicologia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 154–166, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.74923. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74923. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua