Os desafios da parceria entre universidade e escola no estágio supervisionado de docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.72635

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Educação Infantil, Profissionalização

Resumo

Os estágios são essenciais à formação de professores, em especial na educação infantil que possui muitas especificidades em relação ao trabalho voltado às crianças, desse modo investigar as relações entre universidade e escola no âmbito deste processo é fundamental à formação dos futuros professores deste nível de ensino. Assim, o objetivo deste trabalho se pautou em analisar a percepção dos profissionais envolvidos nos processos de inserção profissional de estagiários na etapa da educação infantil. A referida pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva, contou com os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental e entrevista semiestruturada com dez profissionais da educação infantil que estavam recebendo ou já haviam recebido estagiários na rede pública de ensino. Os dados foram organizados e analisados, à luz da literatura pautada na profissionalização docente. O estágio foi apontado como um momento privilegiado de troca de experiências e conhecimentos, bem como de contato com o campo profissional, emergindo descobertas sobre aspectos da profissão docente inerentes ao campo de trabalho da educação infantil. Imprecisões relacionadas aos papéis dos profissionais envolvidos no estágio também foram identificadas como fragilidades, o que está relacionado à parceria entre a universidade e a escola de educação infantil. Desta forma, destaca-se a necessidade de uma parceria institucional, que busque maior articulação entre a formação inicial e continuada, considerando a formação docente em relação ao campo profissional.

Biografia do Autor

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/São Carlos com licenciatura em Educação Física (UFSCar - São Carlos), Mestrado e Doutorado em Educação (UFSCar/São Carlos) ambos com bolsa CAPES. Pós-doutorado na UNESP/RC ( 2010 a 2014). Pós-doutorado na Universidade de Montreal (UdeM) Canadá, com bolsa FAPESP (2016 - 2017). Foi chefe do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar/São Carlos) (2018 a 2020). Atua na coordenação do grupo de estudos Docência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores em Educação Física (DEFEF/UFSCar/São Carlos), e Coordenação em parceria do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional no Campo de Trabalho ? NEEPEF/UNESP/Rio Claro. Pesquisadora internacional do CRIFPE (Centre interuniversitaire de recherche sur la formation et La profession d?enseignants) - UdeM. Membro do Centre de la francophonie des Amériques. Membro da Antena CRIFPE-Brasil (Centre interuniversitaire de recherche sur la formation et la profession d?enseignants). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE - UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE - UFSCar). Parecerista dos periódicos: Revista Teias; Actualidades Investigativas en Educación; Revista Movimento; Journal of Sport Pedagogy & Research; Revista Brasileira de Ciências do Esporte; Revista Internacional de Formação de Professores; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Formation et Profession; Pro-Posições; Educação em Foco; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Educação: Teoria e Prática; Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC); Movimento. Motrivivência; Journal of Sporty Pedagogy e Research; Formation et Profission. Membro da Association Francophone pour le Savoir (ACFAS).

Bianca Carolina Marcasso Rossi, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professora de educação infantil (Professor I) na Prefeitura Municipal de São Carlos - SP. Mestra pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - SP.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

VEDOVATTO, Dijnane; MARCASSO ROSSI, Bianca Carolina. Os desafios da parceria entre universidade e escola no estágio supervisionado de docência. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 167–180, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.72635. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/72635. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua