O Global Educational Reform Movement (GERM) e a BNCC: performatividade para formação e práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.76015

Palavras-chave:

GERM. BNCC. Performatividade.

Resumo

Neste escopo abordamos reformas curriculares como elementos das tentativas de controle da formação e de práticas docentes, articuladas a desempenho de boas práticas e a resultados de avaliações externas. Destacamos o Global Education Reform Movement (GERM), Movimento de Reforma Global Educacional, para o português, como parte da política de estímulo às reformas educacionais que atribuem sentidos de eficácia aos sistemas educacionais. Apontamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desdobramentos para a sua “implementação” como parte de uma agenda global de educação, constituinte dessa rede de influência mundial, orientada/influenciada pelo movimento GERM. Apresentamos os movimentos “Todos pela Educação” e “Todos pela Base”, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e relacinamos GERM e formação docente, problematizando produções discursivas sobre bom” professor e boas práticas. Com base em Ball (2014), acreditamos que as políticas de currículo sofrem investidas do setor mercadológico, em que as empresas privadas estão à frente desse processo de reformulação curricular. Tais reformulações curriculares, como medidas performáticas, buscam a centralidade e padronização da formação docente, além de aumentarem o processo de culpabilização do trabalho docente.   

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Marcia Betania; CANUTO, Mônica Barbosa; LEMOS, Anaylla da Silva. O Global Educational Reform Movement (GERM) e a BNCC: performatividade para formação e práticas docentes. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 10–22, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.76015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76015. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América