Avaliação e design universal de aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70355

Palavras-chave:

avaliação educacional, design universal, ensino superior.

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar as contribuições do modelo teórico-prático Design Universal de Aprendizagem (UDL) na educação superior. A população, objeto de estudo foi constituída pelos discentes do curso de pedagogia, modalidade semipresencial, de uma Universidade Pública do Ceará, Brasil. Para essa análise, consideram-se (n=110) alunos, distribuídos nos polos presenciais da cidade de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia, Itapipoca, Orós, Sobral e Russas, do Estado do Ceará (CE), no intuito de entender a percepção dos discentes quanto a inserção do modelo UDL no ensino superior. Para coleta de dados foram aplicados questionários para avaliação do modelo UDL. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada atende de modo parcial os princípios da UDL, sobretudo quanto ao ensino personalizado, as formas alternativas de aprendizagem com informações auditivas e visuais, funções para monitoramento do progresso na aprendizagem dos alunos, bem como opções para o desenvolvimento pessoal, por meio da autoavaliação e reflexão.

Biografia do Autor

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educação

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Faculdade de Educação (FACED)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Programa de Pós-graduação em Educação

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação e design universal de aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 208–229, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.70355. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70355. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua