Avaliação e design universal de aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.70355Palavras-chave:
avaliação educacional, design universal, ensino superior.Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar as contribuições do modelo teórico-prático Design Universal de Aprendizagem (UDL) na educação superior. A população, objeto de estudo foi constituída pelos discentes do curso de pedagogia, modalidade semipresencial, de uma Universidade Pública do Ceará, Brasil. Para essa análise, consideram-se (n=110) alunos, distribuídos nos polos presenciais da cidade de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia, Itapipoca, Orós, Sobral e Russas, do Estado do Ceará (CE), no intuito de entender a percepção dos discentes quanto a inserção do modelo UDL no ensino superior. Para coleta de dados foram aplicados questionários para avaliação do modelo UDL. Os resultados evidenciaram que a instituição pesquisada atende de modo parcial os princípios da UDL, sobretudo quanto ao ensino personalizado, as formas alternativas de aprendizagem com informações auditivas e visuais, funções para monitoramento do progresso na aprendizagem dos alunos, bem como opções para o desenvolvimento pessoal, por meio da autoavaliação e reflexão.Downloads
Publicado
05-08-2023
Como Citar
OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; LIMA, Marcos Antonio Martins. Avaliação e design universal de aprendizagem: um estudo em universidade pública do estado do Ceará, Brasil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 208–229, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.70355. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70355. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.