Percursos e desafios na construção da proposta pedagógica e curricular para a educação escolar indígena frente às intencionalidades ideológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75497

Palavras-chave:

proposta pedagógica e curricular, educação escolar, povos originários, resistência

Resumo

Para atender às exigências da legislação que determina as modalidades de ensino, é essencial que a Proposta Pedagógica e Curricular (PPC) de um município seja elaborada para fornecer orientações sobre conhecimentos, currículo e o papel dos professores no processo educacional e social dos estudantes ao longo do desenvolvimento humano. Diante desses pressupostos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Lábrea está atualmente elaborando uma PPC própria e autônoma em consonância com as vigências legais. Assim, tem se considerado as diretrizes legais e as orientações da Gerência de Educação Escolar Indígena do Amazonas para fomentar os processos educacionais para povo nativo do Sul do Amazonas. No entanto, a tarefa é desafiadora, pois a educação escolar originária é uma conquista recente e ainda enfrenta muitas lacunas devido às estruturas políticas governamentais e a negação dos direitos aos povos nativos. A PPC atual da SEMEC, tem como objetivo fornecer suporte para as adequações legais necessárias para cumprir com as diretrizes e preceitos estabelecidos pelo Governo Federal para a educação escolar específica, diferenciada e bilíngue dos povos originários. O foco desta pesquisa é o problema decorrente da construção e implementação atual da PPC, que busca orientar a promoção curricular e pedagógica que reflita adequadamente a realidade da escola originária labrense, considerando a diversidade etnocultural e linguística dos quatro povos onde as escolas estão instaladas e contemplando as políticas nacionais e estatais que garantam o atendimento às especificidades da escola nativas.

Biografia do Autor

Alcioni da Silva Monteiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutoranda em Educação - UFAM (Cursando/2021 à 2025). Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH (2019), Pós graduação em Gestão Pública (2014), Licenciatura em Artes Visuais (2013) e Pedagogia (2006), ambas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Secretaria De Educação e Cultura do Município de Lábrea - SEMEC (2022). Foi Professora Substituta de Artes e Metodologia do Trabalho Científico no IFAM Campus Lábrea (2020 à 2021). Tem experiência como Formadora Pesquisadora no Programa Saberes Indígenas pelo IFAM (2017) e na Coordenação pedagógica municipal com ênfase na docência do Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos e professora da Educação do Campo.. Possui experiência no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental I, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Ensino Médio.

Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas: Manaus, AM, BR

Possui graduação em Pedagogia - Supervisão escolar e magistério pela Universidade Federal de Rondônia (1987) e doutorado em Diagnóstico e avaliação educativa-psicopedagogia pela Universidade da Coruña (2004, revalidado e registrado pela UNB). Concluiu estágio de pós-doutoramento com ênfase em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho (2005), Universidade Autônoma Nacional do México-UNAM (2019), Universidade de La Salle, Bajío, León, México (2019). É professora DE na Universidade Federal do Amazonas- Campus do Vale do Rio Madeira - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA - Humaitá (2006). Coordena grupos de pesquisas UFAM/CNPq (2006), dirige periódicos vinculados aos grupos de pesquisa que lidera:Revistas Educamazônia (2008-atual) e Revista AMAzônica (2008-atual). Coordenou diversos projetos de pesquisas apoiados pelo CNPq/CAPES e FAPEAM, colabora com programas de pós graduação da UFAM, núcleos de estudos e pesquisas da UFAM, eventos científicos, projetos de extensão universitária e outras atividades acadêmicas. Ao abrigo do PROCAD/AMAZÔNIA (PPGE-UFAM/PPGE-UFPA-PPGE-/UFMT, 2019), exerceu atividades no exterior (México) como professora visitante convidada, junto às Universidades De La Salle Bajío e Autonôma Nacional do México, onde coordena projeto internacional longitudinal na área da educação superior com a participação de diversos países.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

MONTEIRO, Alcioni da Silva; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Percursos e desafios na construção da proposta pedagógica e curricular para a educação escolar indígena frente às intencionalidades ideológicas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 70–83, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.75497. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75497. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América