Entrelaçando linguagens e história: práticas de torturas a partir da visão do letramento crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.71287

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Ensino de Línguas, Ensino de História, Ditadura Militar, Torturas.

Resumo

O presente trabalho pretende conectar, de forma transdisciplinar, o ensino de linguagens e História, por meio da discussão e elaboração de uma proposta didática, orientada pelos preceitos filosóficos-educacionais-culturais do letramento crítico (DUBOC, 2014; AGUIAR, 2021; SHOR, 1999; BISHOP, 2014; CARBONIERI, 2016; LEWISON, FLINT, VAN SLUYS, 2002; GONZÁLEZ-MILEA; GARCÍA-RUIZ, 2021). A ideia é refletir sobre as práticas de tortura institucionalizadas, sobretudo na época da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), e entender suas heranças na contemporaneidade por meio de métodos torturas veladas, cada vez mais sofisticadas. O importante aqui é dar nome ao que está ocultado, e construir com os alunos caminhos alternativos para entender a história que a história não conta.

Biografia do Autor

André Effgen Aguiar, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes- campus Vitória)

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES-ES)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguaguagem pela Pontifícia Universidade católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-ES)

Arasy González Milea, Universidad de Málaga (Málaga - España).

Personal Investigadora Predoctoral en Formación en la Universidad de Málaga del Departamento de Didáctica de la Matemática, Didáctica de las Ciencias Sociales y de las Ciencias Experimentales, contrato a cargo del Plan Propio de Investigación y Transferencia de la Universidad de Málaga.

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

AGUIAR, André Effgen; MILEA, Arasy González. Entrelaçando linguagens e história: práticas de torturas a partir da visão do letramento crítico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 230–247, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.71287. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/71287. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua