Entrelaçando linguagens e história: práticas de torturas a partir da visão do letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.71287Palavras-chave:
Letramento Crítico, Ensino de Línguas, Ensino de História, Ditadura Militar, Torturas.Resumo
O presente trabalho pretende conectar, de forma transdisciplinar, o ensino de linguagens e História, por meio da discussão e elaboração de uma proposta didática, orientada pelos preceitos filosóficos-educacionais-culturais do letramento crítico (DUBOC, 2014; AGUIAR, 2021; SHOR, 1999; BISHOP, 2014; CARBONIERI, 2016; LEWISON, FLINT, VAN SLUYS, 2002; GONZÁLEZ-MILEA; GARCÍA-RUIZ, 2021). A ideia é refletir sobre as práticas de tortura institucionalizadas, sobretudo na época da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), e entender suas heranças na contemporaneidade por meio de métodos torturas veladas, cada vez mais sofisticadas. O importante aqui é dar nome ao que está ocultado, e construir com os alunos caminhos alternativos para entender a história que a história não conta.
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