Multiletramentos com tecnologias digitais da informação e comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75866

Palavras-chave:

Multiletramentos. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Resumo

O presente trabalho visa construir uma reflexão de como as práticas da pedagogia dos multiletramentos fundamentada no “New London Group” podem contribuir para a construção de novas práticas no espaço escolar que se relacionem com as nossas competências em ler o mundo a partir das mídias. Assim como, compreender como tais processos podem possibilitar a autonomia e libertação do sujeito para um posicionamento crítico diante das lógicas dominantes. Bifo (2003), Lipovetsky (2011), Freire (2014), Hall (2013), Martin-Barbeiro (1997; 2000; 2007) e Cope e Kalantzis (2009) e Buckingham (2010) são autores que auxiliam na reflexão de uma sociedade digitalizada em que os sujeitos participam ativamente das transformações cognitivas que desterritorializam as práticas socioculturais e modificam as relações com a sociedade e os dispositivos comunicativos. Desta forma, foi possível inferir que é preciso remodelar as estratégias de ensino e aprendizagem, considerando as fissuras provocadas pela dinâmica da sociedade digital, e que as novas práticas que envolvem os multiletramentos, podem contribuir na renegociação de práticas pedagógicas que considerem os espaços que os sujeitos ocupam na sociedade, na cultura e na escola, transformando a educação em um processo autônomo e em um instrumento de libertação.

Biografia do Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes

Licenciatura em Hitória (UNIT); Especialista em Ensino de História (FAVENI); Mestre em Educação (UNIT). Aluno bolsista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Doutorado). Membro do Grupo de Estudo Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT).

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Títula do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

NASCIMENTO DE CARVALHO, Daniel Bramo; NUNES LINHARES, Ronaldo. Multiletramentos com tecnologias digitais da informação e comunicação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 181–194, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.75866. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75866. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua