A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.75640Palavras-chave:
Políticas educacionais, Gestão escolar, Formação políticaResumo
O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação, e também averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.Downloads
Publicado
05-08-2023
Como Citar
CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz; SANTOS, Fabiane Rodrigues dos. A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 38–54, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.75640. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75640. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Políticas de currículo para a docência na Ibero-América
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.