A formação continuada de professores dos anos iniciais nas escolas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.72254

Palavras-chave:

formação continuada, anos iniciais, educação do campo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender acerca da formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais em escolas do campo, como resultado de um recorte de estudo de dissertação. A proposta de educação do campo prevê que as práticas pedagógicas estejam alinhadas às peculiaridades do contexto do camponês, neste sentido, se faz necessário refletir sobre a formação docente nesta realidade. Este universo requer que a formação oportunize aos professores a fundamentação teórica referente à modalidade de educação do campo. Neste sentido, a pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Para tanto, foram mapeados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, onde foram utilizados os descritores educação do campo e formação continuada de professores, com a finalidade de conhecer os resultados das produções científicas sobre a formação continuadas de professores, atuantes nos anos iniciais, nas escolas do campo. Foram selecionadas sete dissertações de mestrado, publicadas em um lapso temporal entre os anos de 2017 e 2021. Após análise e sistematização destas produções, foi possível concluir que embora sejam identificados avanços positivos nos dispositivos de formação continuada disponibilizados às escolas do campo, ainda existe a demanda de formação continuada específica aos docentes que atuam neste cenário. A formação continuada para essa modalidade de ensino implica em assumir uma configuração que estimule os docentes à compreensão da proposta de educação do campo.

 

Biografia do Autor

Silvana Peres Gonzalez, Universidade Franciscana, Santa Maria - RS

Atuo como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uruguaiana - RS.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - RS

Professora Doutora do curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana, na cidade de Santa Maria - RS.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

GONZALEZ, Silvana Peres; DOS SANTOS, Eliane Aparecida Galvão. A formação continuada de professores dos anos iniciais nas escolas do campo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 144–153, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.72254. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/72254. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua