Professores(as) formadores(as) e suas percepções sobre a matemática na educação infantil: elementos para um projeto formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.74204

Palavras-chave:

Matemática na Educação Infantil, Formação de Professores, Percepção de formadores.

Resumo

Este artigo é fruto de uma investigação, de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Processo N.  2019/10135-7), desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no "Mancala – Grupo de estudos e pesquisas em educação matemática, cultura e formação docente" (CNPq). Para este fim, a abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora, ambos ensinam matemática na licenciautra em pedagogia em instituições paulistas. A discussão teórica toma como referência estudos sobre a educação infantil, educação matemática na infância e o perfil de professores(as) formadores(as). Os resultados, decorrente das informações possibilitadas via entrevistas, constataram que os(as) formadores(as) afirmam que a licenciatura em questão necessita ampliar as discussões acerca do conceito de "criança" e das especificidades curriculares dos primeiros anos de vida em uma ampla relação com os pressupostos da educação da infância, isso porque consideram ser relevante perceber que não é papel da educação infantil escolarizar, mas sim pensar um currículo matemático mediado pelas interações e a brincadeira.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Campo Grande). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Cicero Augusto dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; Licenciado em Pedagogia pela UFSCar. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas eem Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

CIRÍACO, Klinger Teodoro; SANTOS, Cicero Augusto dos. Professores(as) formadores(as) e suas percepções sobre a matemática na educação infantil: elementos para um projeto formativo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 124–143, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.74204. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74204. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

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