Professores(as) formadores(as) e suas percepções sobre a matemática na educação infantil: elementos para um projeto formativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.74204Palavras-chave:
Matemática na Educação Infantil, Formação de Professores, Percepção de formadores.Resumo
Este artigo é fruto de uma investigação, de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Processo N. 2019/10135-7), desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no "Mancala – Grupo de estudos e pesquisas em educação matemática, cultura e formação docente" (CNPq). Para este fim, a abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora, ambos ensinam matemática na licenciautra em pedagogia em instituições paulistas. A discussão teórica toma como referência estudos sobre a educação infantil, educação matemática na infância e o perfil de professores(as) formadores(as). Os resultados, decorrente das informações possibilitadas via entrevistas, constataram que os(as) formadores(as) afirmam que a licenciatura em questão necessita ampliar as discussões acerca do conceito de "criança" e das especificidades curriculares dos primeiros anos de vida em uma ampla relação com os pressupostos da educação da infância, isso porque consideram ser relevante perceber que não é papel da educação infantil escolarizar, mas sim pensar um currículo matemático mediado pelas interações e a brincadeira.
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