Constituição psíquica infantil e o brincar mediado: estudo a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.70614

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural, Brincar, Mediação, Desenvolvimento psíquico.

Resumo

O artigo tem como tema central o brincar e o papel da mediação nesse processo, tendo como objetivo principal refletir sobre a mediação do brincar no processo de constituição psíquica infantil desde o início da vida, quando o brincar é marcado fortemente pela intervenção de um outro humano que nomeia os objetos e aponta as suas funções para a criança, até o brincar simbólico, fruto da ação da imaginação sobre os objetos e sobre as situações sociais da vida.  Trata-se de um estudo teórico, de revisão narrativa da literatura, feito com pesquisa bibliográfica qualitativa fundamentada na base conceitual da teoria histórico-cultural do desenvolvimento psíquico humano. O estudo destaca o brincar mediado como fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a humanização infantil. Assim, este trabalho pode contribuir para o entendimento da aprendizagem mediada desde o início da vida e da imprescindibilidade do brincar no desenvolvimento psíquico infantil.

Biografia do Autor

Fábia Daniela Schneider Lumertz, Universidade Feevale

Doutoranda e mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social - Universidade Feevale; Psicopedagoga; Neuropsicopedagoga; Professora de Atendimento Educacional Especializado.

Lisiane Machado de Oliveira Oliveira-Menegotto, Universidade Feevale

Doutora e mestra em Psicologia pela UFRGS. Psicóloga.
Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão
Social da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

LUMERTZ, Fábia Daniela Schneider; OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de Oliveira. Constituição psíquica infantil e o brincar mediado: estudo a partir da teoria histórico-cultural. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 195–207, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.70614. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70614. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua