Docência, família e currículo: o vazio dos sentidos docentes na política curricular familista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75509

Palavras-chave:

currículo, docência, discurso, familismo.

Resumo

O artigo discute o esvaziamento de sentidos docentes a partir do fortalecimento de políticas curriculares familistas no Brasil, as quais endereçando-se prioritariamente à família tradicional, como instância de ensino-aprendizagem, invertem a prioridade do interesse público para investir na ordem privada. Com o objetivo de analisar o esvaziamento discursivo da formação docente como um desdobramento da onda reacionário-conservadora da última década, realiza-se uma análise discursiva ancorada na pesquisa qualitativa documental, a partir de materiais do “Programa Conta pra Mim” que integra a Política Nacional de Alfabetização (PNA). Para tanto, este texto adota a perspectiva pós-estrutural da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2015) como arcabouço teórico-analítico, junto a considerações amparadas na filosofia da diferença de Derrida (2016) e no conceito de lógicas fantasmáticas de Glynos e Howarth (2007). Ante a isto, os achados permitem significar o “Conta pra Mim” como uma proposição de currículo embebida no familismo contemporâneo, afeita a sedimentação de sentidos neoconservadores e neoliberais e aliada aos interesses daqueles que intentam fragilizar os espaços-tempos da docência nas disputas por hegemonia educacional.

Biografia do Autor

Melanie Laura Mariano da Penha Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação e pesquisadora.

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

DA PENHA SILVA, Melanie Laura Mariano. Docência, família e currículo: o vazio dos sentidos docentes na política curricular familista. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 23–37, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.75509. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75509. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América