Política, currículo e formação docente: disputas discursivas em torno das “novas” bases profissionais do saber-fazer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.76033

Palavras-chave:

formação de professores, políticas curriculares, prática docente, Teoria Política do Discurso

Resumo

O artigo focaliza os discursos das políticas de formação de professores brasileiras que têm constituído as “novas” bases profissionais do saber-fazer docente como uma suposta garantia de educação de qualidade. Orientadas por contribuições teórico-epistemológicas da Teoria Política do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015) e por perspectivas pós-fundacionais de currículo (LOPES, 2015a; 2015b; 2017a; 2017b; 2018a; 2018b; LOPES; MACEDO, 2011), operamos com a política de formação de professores como discurso, identificando a articulação de demandas pela qualidade do ensino e da aprendizagem para o alcance da educação de qualidade, que projeta sentidos de professor e de formação docente que tencionamos desestabilizar, afirmando a radical contingência desses processos de significação. Nesse contexto discursivo, a prática docente assume centralidade, possibilitando o discurso da homologia de processos, em um projeto de formação que tem a pretensão de representar de forma transparente a prática docente futura, de controlar na totalidade os processos de significação da docência, não considerando as contingências que caracterizam as relações constituídas nos espaços de formação docente e nos espaços escolares.

Biografia do Autor

Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd/UERJ (2015). É Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, líder do grupo de pesquisa Currículo: Conhecimento & Cultura e pesquisadora do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura. É associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ. Ao longo de seu percurso profissional, tem atuado na formação inicial e continuada de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e na formulação de políticas curriculares para essas etapas da educação básica. As áreas de conhecimento em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são: Teoria Curricular, Currículo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores.

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva; MEDEIROS, Cíntia Aparecida Oliveira de. Política, currículo e formação docente: disputas discursivas em torno das “novas” bases profissionais do saber-fazer. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 84–94, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.76033. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76033. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América