O bacharel-educador nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de ciências biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.71634

Palavras-chave:

DCNs, perfil, competências, egresso, Biologia

Resumo

Nota-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, detalhadas pelo Parecer 1.301 de 2001, incluem o papel de educar no perfil e nas competências e habilidades do diplomado. Contudo, ainda que tais diretrizes balizem a estrutura e os objetivos de tais cursos e, consequentemente, a formação de graduandos em território brasileiro, percebe-se a escassez de pesquisas que se dediquem a investigar tais atribuições de educador. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o papel de educar posto pelas DCNs para os cursos de ciências biológicas. Utilizou-se como metodologia a análise documental, onde foi investigado tanto o Parecer 1.301/2001 quanto transcrições de discussões que narram a elaboração dessas DCNs. Como resultado, entende-se que as atribuições de educador dirigem-se ao egresso da opção bacharelado em ciências biológicas, isto é, ao bacharel. Se, por um lado, tais atribuições de educador podem contribuir com a desvalorização da licenciatura e de licenciados, por outro, podem trazer à tona a importância de tal atuação por parte do bacharel. Por fim, dentre outros pontos positivos e negativos vinculados a tal papel de educar, destaca-se a necessidade de que mais estudos se debrucem sobre o processo de elaboração das DCNs para os cursos de Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Otávio da Silva Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), UFSC

Renato Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), UFSC

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

CUSTÓDIO, Otávio da Silva; CUSTÓDIO, Renato. O bacharel-educador nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de ciências biológicas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 111–123, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.71634. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/71634. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua