O bacharel-educador nas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.71634Palavras-chave:
DCNs, perfil, competências, egresso, BiologiaResumo
Nota-se que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, detalhadas pelo Parecer 1.301 de 2001, incluem o papel de educar no perfil e nas competências e habilidades do diplomado. Contudo, ainda que tais diretrizes balizem a estrutura e os objetivos de tais cursos e, consequentemente, a formação de graduandos em território brasileiro, percebe-se a escassez de pesquisas que se dediquem a investigar tais atribuições de educador. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar o papel de educar posto pelas DCNs para os cursos de ciências biológicas. Utilizou-se como metodologia a análise documental, onde foi investigado tanto o Parecer 1.301/2001 quanto transcrições de discussões que narram a elaboração dessas DCNs. Como resultado, entende-se que as atribuições de educador dirigem-se ao egresso da opção bacharelado em ciências biológicas, isto é, ao bacharel. Se, por um lado, tais atribuições de educador podem contribuir com a desvalorização da licenciatura e de licenciados, por outro, podem trazer à tona a importância de tal atuação por parte do bacharel. Por fim, dentre outros pontos positivos e negativos vinculados a tal papel de educar, destaca-se a necessidade de que mais estudos se debrucem sobre o processo de elaboração das DCNs para os cursos de Ciências Biológicas.
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