Políticas de currículo para a docência na Ibero-América
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.78112Palavras-chave:
políticas de currículoResumo
A apresentação desta seção temática convida todas e todos à leitura de artigos que foram aprovados para dialogar com um assunto que envolve aqueles e aquelas que se comprometem com a discussão contemporânea da escola básica, suas políticas de currículo e a docência na Ibero-América. Envolvendo os países da América Latina e Caribe além dos ibéricos (Portugal e Espanha), busca-se aprofundar os debates que vêm se apresentando na região difundidos pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) ao longo dos anos 2000 sobre Metas para a Educação para a Geração dos Bicentenários da Independência dos países que integram a região. Destacam-se nesse contexto tentativas de regulação do currículo da formação e do trabalho docente traduzidas em orientações de currículo por competências de caráter instrumental; processos de avaliação de desempenho; a centralidade da prática; e o desenvolvimento de uma cultura da aprendizagem como algumas das demandas disseminadas em diversos textos políticos da região. Esta seção temática pretende com os diferentes artigos explorar objetos de investigação, perspectivas, metodologias e resultados de investigação que, longe de delimitar-se à região ibero-latino-americana, abrem-se para os mundos-mundo e suas diferentes proposições e leituras em torno de políticas de currículo para a docência dos países que fazem parte da Ibero-América, problematizando-as a partir de experiências locais e de suas relações com a representação desse espaço regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.