Políticas de currículo para a docência na Ibero-América

Autores

  • Alícia de Alba Pesquisadora Sênior do Instituto de Pesquisas Universitárias e Educacionais (IISUE) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) https://orcid.org/0000-0002-1703-0578
  • Rosanne Evangelista Dias Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.78112

Palavras-chave:

políticas de currículo

Resumo

A apresentação desta seção temática convida todas e todos à leitura de artigos que foram aprovados para dialogar com um assunto que envolve aqueles e aquelas que se comprometem com a discussão contemporânea da escola básica, suas políticas de currículo e a docência na Ibero-América. Envolvendo os países da América Latina e Caribe além dos ibéricos (Portugal e Espanha), busca-se aprofundar os debates que vêm se apresentando na região difundidos pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) ao longo dos anos 2000 sobre Metas para a Educação para a Geração dos Bicentenários da Independência dos países que integram a região. Destacam-se nesse contexto tentativas de regulação do currículo da formação e do trabalho docente traduzidas em orientações de currículo por competências de caráter instrumental; processos de avaliação de desempenho; a centralidade da prática; e o desenvolvimento de uma cultura da aprendizagem como algumas das demandas disseminadas em diversos textos políticos da região. Esta seção temática pretende com os diferentes artigos explorar objetos de investigação, perspectivas, metodologias e resultados de investigação que, longe de delimitar-se à região ibero-latino-americana, abrem-se para os mundos-mundo e suas diferentes proposições e leituras em torno de políticas de currículo para a docência dos países que fazem parte da Ibero-América, problematizando-as a partir de experiências locais e de suas relações com a representação desse espaço regional.

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Publicado

05-08-2023

Como Citar

de Alba, A., & Dias, R. E. (2023). Políticas de currículo para a docência na Ibero-América. Revista Teias, 24(74), 2–9. https://doi.org/10.12957/teias.2023.78112

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América