Projeções curriculares de formação docente no contexto ibero-americano: algumas fagulhas made in Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2023.75996Palavras-chave:
políticas educacionais, currículo, formação continuada.Resumo
O estudo apresenta uma análise das diferentes prioridades formativas elencadas por docentes da rede estadual da Paraíba-PB, por meio de ação planejada pelo projeto “Formação Continuada na Educação Básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional”. Destaca-se de forma breve, o contexto político em que se propõe bases de formação inicial e continuada e tensiona as considerações dos docentes sobre sua formação frente ao documento: Metas Educativas para a Educação que Queremos nos Bicentenário 2021, organizado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). As tensões verificadas entre a agenda de metas para o bicentenário (OIE, 2010) e o recorte de pesquisa, indicou a valorização profissional como requisito fundamental para encaminhar um processo de formação continuada. Foi identificado também um cenário de construção de múltiplas identidades locais e a construção dos compromissos com os processos de aprendizagem e ensino, o que não condiz com um currículo único e nem “barato” em termos de financiamento, mas uma conexão entre saberes locais, coletivos e individuais dos envolvidos.
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