Projeções curriculares de formação docente no contexto ibero-americano: algumas fagulhas made in Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75996

Palavras-chave:

políticas educacionais, currículo, formação continuada.

Resumo

O estudo apresenta uma análise das diferentes prioridades formativas elencadas por docentes da rede estadual da Paraíba-PB, por meio de ação planejada pelo projeto “Formação Continuada na Educação Básica: as práticas curriculares como eixos de desenvolvimento profissional”. Destaca-se de forma breve, o contexto político em que se propõe bases de formação inicial e continuada e tensiona as considerações dos docentes sobre sua formação frente ao documento: Metas Educativas para a Educação que Queremos nos Bicentenário 2021, organizado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). As tensões verificadas entre a agenda de metas para o bicentenário (OIE, 2010) e o recorte de pesquisa, indicou a valorização profissional como requisito fundamental para encaminhar um processo de formação continuada. Foi identificado também um cenário de construção de múltiplas identidades locais e a construção dos compromissos com os processos de aprendizagem e ensino, o que não condiz com um currículo único e nem “barato” em termos de financiamento, mas uma conexão entre saberes locais, coletivos e individuais dos envolvidos.

Biografia do Autor

Angela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora da Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Ciências Fundamentais e sociais. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e estudos em Políticas Curriculares - GEPPC. Editora da Revista Espaço do Currículo - REC. Pesquisadora das políticas curriculares de formação docente.

Ana Cláudia Silva Rdodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

ALBINO, Angela Cristina Alves; RDODRIGUES, Ana Cláudia Silva. Projeções curriculares de formação docente no contexto ibero-americano: algumas fagulhas made in Paraíba. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 74, p. 95–110, 2023. DOI: 10.12957/teias.2023.75996. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75996. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América