Sobre a Revista

Revista Docência e Cibercultura está disponível em suporte digital em rede, utilizando-se do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Trata-se de um periódico de orientação pluralista, voltado à discussão de produções originais elaboradas pela comunidade científica nacional e internacional, da área de Educação e do Ensino e suas interfaces com a cibercultura, identidade, diferença. Aceita artigos, relatos de experiencia, pontos de vista, resenhas, ensaios, entrevistas, conversas, bibliografias comentadas, produções artísticas e culturais, vídeo-pesquisa, notícias, resumos de dissertações e de teses.
Unidade: periódico interinstitucional associado ao Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro (UFRRJ) e Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Edição do Periódico: Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura - GPDOC 
Periodicidade: quadrimestral, a partir de 2021 a publicação dos textos ocorrerá em fluxo contínuo. Eventualmente podem ser publicadas edições especiais.
ISSN: 2594-9004 
DOI: 10.12957/redoc
Ano de criação: 2017
Áreas de conhecimento: Ciências Humanas
Qualis 2017-2020: B1
Google Metrics (2024): Índice h19
 

Anúncios

A Relevância do Design de Prompts na Interação com Inteligência Artificial Generativa

29-04-2025

Edição Atual

v. 9 n. 1 (2025): INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
					Visualizar v. 9 n. 1 (2025): INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Publicado: 31-05-2025

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO

    Tania Lucía Maddalena, Felipe Carvalho, Mariano Pimentel, Edméa Santos, Wallace Carriço de Almeida, Marcos Vinícius Dias de Menezes, Frieda Maria Marti
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.92081

Apresentação Temática

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Diene Eire de Mello, Márcia Ambrósio, Luis Tinoca, Paulo Brazão
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91938

Artigo Seção Temática

  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?

    Isolina Oliveira, Alda Pereira, Lúcia Amante, Vitor Rocio
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.81751
  • FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS

    Begoña Sánchez Torrejón
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81685
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA

    Albio Fabian Melchioretto, Jessica Araujo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83034
  • CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON

    Lorena Andrade Costa, Francisco Ângelo Coutinho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83788
  • APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Potencialidades para a corregulação da aprendizagem

    Maria Antônia Romão Da Silva, Paula Mariza Zedu Alliprandini
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83150
  • EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS

    Ana Cristina von Calmbach, Adriana da Silva Lisboa Tomaz , Jorge Eduardo Mansur Serzedello
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81531
  • IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS

    Maria do Amparo da Silva Nunes, Luis Paulo Leopoldo Mercado
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83188
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS

    Eduardo Junqueira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81548
  • EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Elaine Conte, Américo Domingos Matindingue, Leonardo Conte Sperb
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82360
  • IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO

    Luciana Helena da Silva Brito, Márcia Ambrósio
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83216
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA

    Guiullianna Bot, Katia Ethiénne Esteves Dos Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83222
  • PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Exiele Daniel Fagundes de Oliveira, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende Pinto, Eniel do Espírito Santo
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83137

Artigo Fluxo Contínuo

  • PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    Ana Carolina Alves Vicente, Maura Ventura Chinelli, Marcelo Monteiro Marques
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83326
  • REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

    Taciana dos Santos Vasconcelos, Ebony Marques Rodrigues, Roberta Macêdo Marques Gouveia, Gabriel Alves de Albuquerque Junior, Maria da Conceição Moraes Batista
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83226
Ver Todas as Edições