INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.91938

Resumo

 não há 

Biografia do Autor

Diene Eire de Mello, Departamento de Educação, Programa de pós graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina

Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutorado em Educção com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). É docente da Universidade Estadual de Londrina no Paraná na área de Didática,Formação de Professores e Tecnologias Educativas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a di

Márcia Ambrósio, Universidade Federal de Ouro Preto


Mestrado e Doutorado em Educação pela UFMG
Pós-doutorado em Educação e Tecnologias pela Universidade de Barcelona
Atuação: Professora Associada no Departamento de Educação e Tecnologias no Curso de Pedagogia (DEETE)
Universidade e área em que atua:
Universidade Federal de Ouro Preto – Departamento de Educação e Tecnologias (Pedagogia, Educação, Avaliação e Formação Docente Online).

Luis Tinoca, Universidade de Lisboa

 Associate Professor at the Institute of Education, University of Lisbon, and an active researcher in the areas of teacher education, competence-based curriculum design, innovative learning environments, and Higher Education Pedagogy. He is a member of the Education Research and Development Unit, a collaborator at the Distance Education Laboratory, a participant at the World Education Research Association International Research Network on Student Voice for Promoting Equity and Inclusion in Schools, and a member of the special interest group on Teacher Education at the European Association for Research on Learning and Instruction

Paulo Brazão, Universidade da Ilha da Madeira

Doutor em Educação - Inovação Pedagógica Professor auxiliar da Universidade da Madeira. Área de atuação: Inovação pedagógica , formação de professores, tecnologia e aprendizagem, pesquisa qualitativa, pesquisa etnográfica.

Referências

ALVES VICENTE, Ana Carolina; VENTURA CHINELLI, Maura; MONTEIRO MARQUES, Marcelo. PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83326. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83326 . Acesso em: 29 maio. 2025.

BOT, Guiullianna; ETHIÉNNE ESTEVES DOS SANTOS, Katia. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83222. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83222 . Acesso em: 29 maio. 2025.

CONTE, Elaine; DOMINGOS MATINDINGUE, Américo; CONTE SPERB, Leonardo. EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.82360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82360 . Acesso em: 29 maio. 2025.

COSTA, LORENA ANDRADE; COUTINHO, FRANCISCO ÂNGELO. CHATGPT E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILBERT SIMONDON . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83788. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83788 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DA SILVA, Maria Antônia Romão; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. APRENDER A APRENDER COM SISTEMAS APRIMORADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Potencialidades para a corregulação da aprendizagem . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83150. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83150 . Acesso em: 29 maio. 2025.

SILVA BRITO, Luciana Helena; RODRIGUES REZENDE, Márcia Ambrósio. IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–25, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83216 . Acesso em: 29 maio. 2025.

SILVA NUNES, MARIA DO AMPARO; MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO. IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83188 . Acesso em: 29 maio. 2025.

DOS SANTOS VASCONCELOS, Taciana; MARQUES RODRIGUES, Ebony; MACÊDO MARQUES GOUVEIA, Roberta; ALVES DE ALBUQUERQUE JUNIOR, Gabriel; MORAES BATISTA, Maria da Conceição. REESTRUTURAÇÃO ÉTICA NA MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS SUPERIORES: CONFORMIDADE COM A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.83226. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83226 . Acesso em: 29 maio. 2025.

FAGUNDES DE OLIVEIRA, Exiele Daniel; RIBEIRO PEIXOTO REZENDE PINTO, Gabriela; DO ESPÍRITO SANTO, Eniel. PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83137. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83137 . Acesso em: 29 maio. 2025.

JUNQUEIRA, Eduardo. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81548. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81548 . Acesso em: 29 maio. 2025.

MELCHIORETTO, Albio Fabian; ARAUJO, Jessica. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.83034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83034 . Acesso em: 29 maio. 2025.

OLIVEIRA, Isolina; PEREIRA, Alda; AMANTE, Lúcia; ROCIO, Vitor. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA: QUE DESAFIOS?. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2024.81751. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81751 . Acesso em: 29 maio. 2025.

SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña. FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81685 Acesso em: 29 maio. 2025.

VON CALMBACH, Ana Cristina; DA SILVA LISBOA TOMAZ , Adriana; MANSUR SERZEDELLO, Jorge Eduardo. EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, [s.d.]. DOI: 10.12957/redoc.2025.81531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81531 Acesso em: 29 maio. 2025.

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

DIENE EIRE DE MELLO; MÁRCIA AMBRÓSIO; TINOCA, Luis; BRAZÃO, Paulo. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–10, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.91938. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/91938. Acesso em: 26 jul. 2025.