v. 23 n. 45 (2024): Literatura e arte: escritos de artistas

					Visualizar v. 23 n. 45 (2024): Literatura e arte: escritos de artistas

Organizadores:

Vinícius Rangel Bertho da Silva (doutorando PUC-SP) e Márcia Cristina Fráguas (doutoranda UERJ)

 

2º quad.: maio- ago./2024

Data da publicação: maio/2024

Publicado: 2024-05-17

Edição completa

Apresentação

  • Literatura e arte: escritos de artistas, expressões de palimpsestos

    Márcia Cristina Fráguas, Vinícius Rangel Bertho da Silva
    10-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84107

Entrevista

  • Como lamber a língua de Roland Barthes: uma entrevista com Paloma Vidal

    Paloma Vidal, Márcia Cristina Fráguas, Vinícius Rangel Bertho da Silva
    16-25
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84096
  • “À maneira de um palimpsesto” – Os diários de Virginia Woolf: uma entrevista com Ana Carolina Mesquita

    Ana Carolina Mesquita, Márcia Cristina Fráguas, Vinícius Rangel Bertho da Silva
    26-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.83912

Dossiê (Estudos de Literatura)

  • A arte de narrar no mundo moderno: uma leitura do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles

    Bárbara Maria Nunes Pereira Carneiro, Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes
    42-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81348
  • A expressão de si (e de nós): uma condição humana

    Isabella Morelli Esteves
    64-79
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81757
  • Apontamentos para uma crítica textual de "O interior da matéria", de Joaquim Cardozo e Roberto Burle Marx

    Yael Fernando Carvalho Torres
    80-97
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81758
  • A representação artística de corpos vulneráveis durante a Ditadura Militar em “Celas - 21”, de Lara de Lemos, e “Situação T/T1”, de Artur Barrio

    Gustavo Oliveira dos Santos
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79643
  • Cantar a infância, viver a morte, narrar o pesadelo: as memórias da ditadura militar brasileira nas narrativas e na canção de Caetano Veloso

    Hêmille Raquel Santos Perdigão
    111-135
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81554
  • Dos quadros às narrativas, das narrativas aos quadros: um diálogo entre Frida Kahlo e Clarice Lispector

    Gabriele Costa Viana
    136-158
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81710
  • Fetichismo e adultério em "Alma", de Oswald de Andrade

    Bárbara Del Rio Araújo
    159-172
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79386
  • Ser ou não ser poeta? Reflexões sobre o lugar da poesia na produção de Roberto Bolaño

    Rubens Corgozinho
    173-185
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81738
  • Um corpo entre a palavra e a imagem: literatura e artes plásticas no diário íntimo de Frida Kahlo

    Erika da Silva Santos
    186-199
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81765
  • Uma narrativa de esquina: "Os sonhos não envelhecem", de Márcio Borges

    Rafael Barbosa Julião
    200-222
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81455

Estudos de Literatura

  • A escrita performática em "O peso do pássaro morto" (2017), de Aline Bei

    Lara Faria Jansen França
    223-241
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81182
  • A experiência urbana das mulheres no romance "Clara dos Anjos", de Lima Barreto

    Janaína Monteiro
    242-257
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79876
  • A fantasmagoria do ver e o movimento do viver: notas sobre a experiência urbana em Poe, Woolf e Evaristo

    Ghabriel Ibrahim
    258-275
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81768
  • “Ainda há muitos brutos para admirarmos”: a parcialidade da voz narrativa em "Carvão Animal", de Ana Paula Maia

    Letícia Vital Ferreira
    276-289
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79934
  • A melancolia do futuro e a circularidade nas narradoras-personagens de “Gosma Rosa”, de Fernanda Trías e “Anos Intoxicados”, de Mariana Enriquez

    Mariana Porto
    290-306
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79917
  • As monstras: mulheres que falam e as que se calam. Uma breve análise sobre a subalternização de personagens femininas na literatura ocidental

    Morgana Silva Larotonda Caetano
    307-320
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79938
  • A tortura do olhar no inferno de Sartre: a função do outro na peça "Huis Clos"

    Flávio Rocha de Deus
    321-335
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81976
  • Ensinar literaturas africanas para quê? Reflexões acerca do ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no ensino básico

    Letícia Franzini
    336-350
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79844
  • Entre Deus e o rato: o divino e a experiência mística em "Perdoando Deus", de Clarice Lispector

    Douglas Santana Ariston Sacramento
    351-363
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79095
  • Entre o sonho e o ativismo negro: o teatro religioso, de Júlio Romão da Silva

    Cristina Gomes de Brito
    364-376
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76364
  • Esquema de Antonio Candido

    Filipe de Freitas Gonçalves
    377-397
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81690
  • Fios da memória: “desenlear e re-enrolar” o novelo mnemônico em "Outros cantos"

    Isabela Rodrigues Lobo
    398-413
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79807
  • Flagelos, cercados e colonialidade: da seca aos currais da fome em "O Quinze", de Rachel de Queiroz

    Soraia Costa Magalhães
    414-437
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79703
  • Kehinde fala de um lugar distante: a errância, a crioulização e o letramento da protagonista de "Um defeito de cor"

    Vanessa Didolich Cristani
    438-452
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81479
  • Luto e escrita performática em contexto de pandemia

    Rebecca de Araujo Ribeiro, Maria Amélia Dalvi Salgueiro
    453-472
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79886
  • "Morning Song": um dos labirintos poético-biográficos, de Sylvia Plath

    José Ignacio Ribeiro Marinho, Mathias Vinícius Santos Rocha
    473-488
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79854
  • Não-ficção e pós-colonialismo: George Orwell e E.M. Forster

    Vinícius Conceição da Cunha, Régis Augustus Bars Closel
    489-509
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80966
  • O deleite da compaixão segundo Friedrich Schiller

    Felipe Motta Veiga
    510-520
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81771
  • Uma captura dos silêncios em "O regresso de Júlia Mann a Paraty"

    Karen Belarmino Lourenço da SIlva
    521-536
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81509

Resenhas

  • A escrita política de Samir Machado de Machado em "O crime do bom nazista"

    Mykaelle de Sousa Ferreira
    537-541
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81692
  • As múltiplas vozes do deslocamento

    Bárbara Chaves Cardoso
    542-547
    DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.80688

Sobre esta edição