A arte de narrar no mundo moderno: uma leitura do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81348

Palavras-chave:

Lygia Fagundes Telles, Walter Benjamin, narrador tradicional, narrador moderno.

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles (2009), à luz do ensaio “O narrador”, de Walter Benjamin (1994). Visamos estabelecer uma relação metafórica entre as duas personagens interlocutoras presentes no conto em análise e a questão do desaparecimento da arte de narrar levantada por Benjamin, que coloca em contraste dois tipos de narrador, o tradicional e o moderno. Aproveitando o ensejo do texto teórico, traremos à baila o conto “A alexandrita”, de Leskov (2012), autor russo, apresentado por Benjamin, como exemplo de narrador legítimo, para endossar nossa leitura.

Biografia do Autor

Bárbara Maria Nunes Pereira Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2021) e graduada em Letras Vernáculas (2017) pela mesma instituição. Sua dissertação, intitulada "A derradeira ilumiara de Ariano Suassuna: uma análise da voz narrativa no 'Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores'", versa acerca da construção da voz narrativa no romance póstumo do escritor paraibano e dialoga com as seguintes áreas de interesse: Literatura brasileira; Intertextualidade; Teoria da Literatura. Atualmente compõe o quadro de professores efetivos da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, atuando como Professora de Língua Portuguesa no Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, onde, desde 2022, desenvolve e coordena o projeto Suplemento Literário Escolar com estudantes do ensino médio técnico e regular.

Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Graduada em Letras Vernáculas e mestre em Letras e Linguística pela UFBA; doutora em Estudos Literários pela UFMG. Professora Titular de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e de Narrativas Modernas e Contemporâneas no PROGEL-UEFS. Atua em Estudos Literários, dedicando-se aos seguintes temas: literaturas de língua portuguesa, literatura comparada, linguagem poética, autobiografia e escritas do eu. É ficcionista, com nove livros publicados (contos e romances), tendo sido contemplada com o Edital do Programa Petrobras Cultural, cujo resultado foi o romance Primavera nos Ossos, publicado em 2010. Foi vencedora do 20 Concurso Nacional de Contos Luiz Vilela (Ituiutaba/MG), com o texto Felicidade Não Se Conta. Seu texto Não Se Esqueça de Pisar Firme no Coração do Mundo foi selecionado para a antologia Wir Sind Bereit, publicada pela editora alemã Verlag Lettréatage, na Feira de Frankfurt, em 2013 (este conto consta no livro da autora Chuva secreta, do mesmo ano). Publicou ainda os romances Não se vai sozinho ao paraíso (2016) e O mal não tem asas (2021); além de Elefantes submersos (contos), em 2022. Seu conto O azul que sobra do breu foi traduzido para o inglês e publicado na revista norte-americana West Branch (Bucknell University/Pensilvânia), edição 102, de 2023. 

Referências

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Carneiro, B. M. N. P., & Borges Gomes Fernandes, A. L. (2024). A arte de narrar no mundo moderno: uma leitura do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 42–63. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.81348

Edição

Seção

Dossiê (Estudos de Literatura)