Fios da memória: “desenlear e re-enrolar” o novelo mnemônico em "Outros cantos"
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79807Palavras-chave:
Maria Valéria Rezende, Outros Cantos, Memória Cultural.Resumo
Este artigo é uma leitura mnemônica do romance contemporâneo Outros cantos (2017), de Maria Valéria Rezende, a partir da analogia do bordado – a trama e a urdidura correspondem à memória e ao esquecimento. A protagonista Maria, por meio de rememorações, confronta uma imagem remota do sertão nordestino, no contexto do pós-golpe de 1964, à imagem contemporânea, que é percebida dentro de um ônibus, em 2014, durante uma viagem de retorno aos vilarejos do semiárido. Partindo destes dois contextos surgem diversos desdobramentos da memória – individual, afetiva, coletiva e cultural –, chave de leitura do romance. Para respaldar este debate serão contemplados aspectos sublinhados, especialmente, pelos estudiosos Walter Benjamin, Maurice Halbwachs, Aleida Assmann e Jan Assmann.
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaço da Recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe (coord.). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018.
ASSMANN, Jan. Religión y memoria cultural. Buenos Aires: Lilmod, 2008b.
ASSMANN, Jan. “Memória comunicativa e memória cultural”. Tradução de Méri Frotscher. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-127, jan./jun. 2016.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. 3. ed. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CHAUI, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
CRISTÓVÃO, Fernando. A transfiguração da realidade sertaneja e sua passagem a mito (A divina comédia do sertão). Revista USP, n. 20 – Dossie Canudos. 1993-1994.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent Léon Schafter. São Paulo: Ed. Vértice, 1990.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991.
REZENDE, Maria Valéria. Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.