Luto e escrita performática em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79886

Palavras-chave:

Covid-19, Escrita performática, luto, teoria da performance.

Resumo

Este artigo analisa um aspecto específico do luto: sua performance. Isso é feito a partir do caráter reiterado dos comportamentos dos enlutados no Ocidente, nos séculos XX e XXI, com ênfase no período da pandemia ocasionada pela covid-19. Para tal, utiliza os estudos de Ariès (1989, 1990 [1977]; 2012 [1977]) como arcabouço histórico; de Adichie (2021), para a reflexão em primeira pessoa sobre a experiência do luto; de Franco (2021), no que diz respeito ao luto; bem como de Schechner (2000; 2006), Taylor (2012) e Ravetti (2002) sobre a teoria da performance. Como resultado, concluiu-se que, mesmo com a mudança das épocas e seus eventos, os enlutados não deixam de se expressarem e realizarem rituais de despedida, ainda que isso signifique performar o luto de outras formas, como pela escrita performática, a qual foi muito utilizada no contexto da mais recente pandemia.

Biografia do Autor

Rebecca de Araujo Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de pesquisa Literatura: Alteridade e Sociedade (LAS). Licenciada em Letras com Habilitação em Português pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Faz parte do Grupo de Estudos Literatura e Educação. E é servidora pública da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU-ES), atuando como professora de Língua Portuguesa na educação básica.

Maria Amélia Dalvi Salgueiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada e mestra em Letras, doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2001-2010). Realizou estágio pós-doutoral em Letras junto à Universidade Federal de Goiás (2015-2016) e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022-2023). Foi professora da educação básica (2003-2009), atuando nas redes pública e privada. Desde 2010, atua no magistério superior na Universidade Federal do Espírito Santo, como professora associada do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação. Compôs instâncias como colegiado de curso, núcleo docente estruturante, conselho departamental e conselhos superiores. Atualmente, exerce pela segunda vez mandato como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras. Fundou e coordena o grupo de pesquisa Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br) (2011 ao presente). Integra, na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll), o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino (2016 ao presente), tendo atuado, antes, no GT Literatura Infantil e Juvenil (2012-2016). Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) integra o GT Trabalho e Educação. É membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura do Espírito Santo (Neples), tendo produzido estudos sobre a obra de diversos autores capixabas do séc. XX ao presente e sobre o sistema literário no estado do Espírito Santo. Como escritora, recebeu o selo "Altamente Recomendável" concedido pela Fundação Nacional do Livro Intantil e Juvenil (FNLIJ), por No cangote do Saci: lendas do Brasil. As palavras-chave de sua produção são: Educação Literária; Ensino de Literatura; Formação de Professores; Leitura; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; Livro Didático; Políticas Públicas (para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores). Alguns de seus artigos, capítulos e ensaios podem ser baixados em: https://ufes.academia.edu/MariaAméliaDalvi. 

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Ribeiro, R. de A., & Salgueiro, M. A. D. (2024). Luto e escrita performática em contexto de pandemia . Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(45), 453–472. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79886

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)